BE: “Repetição das candidaturas às Agendas Mobilizadoras anunciada pelo Governo dá razão ao Bloco de Esquerda”

0
12
blank

No dia em que o Bloco de Esquerda entregou no parlamento uma proposta a recomendar ao Governo Regional a realização de diligências junto do Governo da República para reabrir o processo de candidaturas às Agendas Mobilizadoras do PRR o presidente do Governo anunciou que o processo “vai começar do zero”. Esta decisão de José Bolieiro vem confirmar que houve uma influência determinante do Governo Regional na seleção das empresas e na elaboração das agendas.

A realização de uma Comissão de Inquérito a este processo – proposta apresentada hoje por BE, PS, PAN e IL em conjunto – mantém toda a pertinência, pois é fundamental esclarecer este processo de elaboração das agendas mobilizadoras e a intervenção do Governo Regional na escolha das empresas que integram as mesmas.

Este anúncio do Governo Regional de que as candidaturas às Agendas Mobilizadoras do PRR – 117 milhões de euros para as empresas açorianas – vão “começar do zero” vem também dar toda a razão ao Bloco de Esquerda que desde a primeira declaração pública sobre este assunto defendeu que o processo teria de ser repensado e repetido.

O Bloco de Esquerda não pode deixar de assinalar a enorme incoerência entre a defesa acérrima de todo este processo que foi feita ainda ontem pelo secretário regional das Finanças no parlamento – em que apenas assumiu uma falha de comunicação – e a decisão de repetir todo o processo anunciada hoje pelo presidente do Governo Regional.