Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove oficina “Falar Bem em Público”

0
19
DR/GACS
DR/GACS

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital através da Direção Regional da Cultura com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina de debate sobre a arte de “Falar Bem em Público”, entre os dias 08 e 12 de fevereiro, das 19h00 às 20h30.

Durante as cinco sessões previstas, Tomé Ribeiro Gomes, formador da iniciativa, irá potenciar os conhecimentos e competências nas temáticas de argumentação, retórica e oratória, consideradas fundamentais para o desenvolvimento do pensamento critico necessário num debate público.

Nesta oficina, os participantes terão ainda oportunidade de aprender técnicas para ultrapassar o medo de falar em público, algo que é comum a muitas pessoas.

Cada sessão terá a duração de uma hora e trinta minutos, divididas da seguinte forma: 1.ª sessão – Argumentação I: Dilemas; ética; 2.ª sessão – Argumentação II: Construção de casos (invenção) e refutação; 3.ª sessão – Retórica I: Linguagem intencional; 4.ª sessão – Oratória I: Jogos de voz, com a participação do ator Ricardo Ávila; 5.ª sessão – Oratória II e Debate I: Linguagem verbal e não verbal e debate competitivo.

Tomé Ribeiro Gomes é um jovem natural da ilha Terceira. Licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Nova de Lisboa, onde dirigiu a Sociedade de Debates da Universidade Nova de Lisboa (Nova Debate). Atualmente, é doutorando em História, Estudos de Segurança e Defesa, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Os interessados poderão garantir presença na iniciativa até ao dia 04 de fevereiro, através do número 295 401 000 ou enviando um e-mail com o seu nome e contacto para: [email protected]gov.pt (inscrições limitadas e gratuitas).

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço: www.culturacores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO