
O Bienal Maravilha traz este fim de semana ao Faial cerca de três dezenas de artistas de cinco nacionalidades diferentes para um festival de artes performativas, música, teatro, escultura,clown e acrobacia.O festival tem a duração de quatro dias e é centrado na Marina da Horta com vista a promover e celebrar bons encontros entre os vêm, os que vão e os que ficam”, avança a organização.
O Bienal Maravilha, que teve o seu espetáculo de abertura ontem no Teatro Faialense com os grupos Eos e Megahertz, traz ao Faial cerca de três dezenas de artistas de países como Portugal, Bélgica, Alemanha, França e Brasil para animarem, durante quatro dias, a população com artes performativas, música, teatro, escultura, clown e acrobacia.
Na apresentação do programa do festival, que teve lugar no passado dia 30 de maio, no Clube Naval da Horta.
Tomás Melo, da Associação Fazendo, coorganizadora do evento, afirmou que o Bienal Maravilha “é um festival centrado na Marina da Horta para promover e celebrar bons encontros entre os vêm, os que vão e os que ficam”.
O presidente da Câmara Municipal da Horta, também presente na sessão de apresentação, salientou a importância deste tipo de “espetáculos diferenciadores” que promovem o conselho e trazem mais gente à ilha.
O festival vai continuar hoje com um workshop de Chamarrita e as atuações dos grupos Douglas Melo, com corda bamba, Teatro de Giz, que irá encenar a peça “Amores de Verão”, a Madame Muska, o El Hombre Orquestra, os Sailing Clowns, com um espetáculo de fogo e, para finalizar um concerto com os Sigillata.
No sábado, animarão o dia, o grupo de circo contemporâneo, Mau Jara, os Sailing Clowns com um espetáculo para as crianças, a Gaita de Foles, La Lucurruca uma palhaça argentina, o Teatro de Giz, os Douglas Melo, seguidos pelo baile com o conjunto Chamarrita e o concerto dos Jakaranh.
Domingo, o último dia do festival contará com a presença dos Sailing clowns, do Teatro de Giz, do conjunto Chamarrita, da Madame Muska e com um espetáculo de encerramento.
Durante todo o festival haverá algumas surpresas, tendas de tarot, astrologia, tendas de terror, feira de comidas de ruas, instalações feitas pelo grupo Time Circus e ainda esculturas da artista Agenes Juten, residente aqui na Horta.
Sendo este um festival preocupado com o ambiente, haverá copos com um custo associado de 1 euro que é reembolsável aquando da devolução do copo.
Todos os espetáculos de sexta-feira a domingo terão lugar na Marina da Horta e serão gratuitos.
O Bienal Maravilha é uma organização conjunta do Fazendo, do Teatro de Giz e da Música Vadia que conta com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, Câmara Municipal da Horta, Hortaludus, Marina da Horta, Portos dos Açores, SuperBock, Padaria Popular, Peter Café Sport, Canto da Doca, Estrela do Atlântico, Telégrafo, Norberto Diver e da Atlânticoline.

















