Bolieiro anuncia Congresso da Sociedade dedicado à diáspora açoriana

0
8
DR

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou a realização de uma sessão do Congresso da Sociedade dedicado à diáspora açoriana, lembrando que a Região tem uma “identidade universal”.

“Embora os Açores sejam constituídos por nove ilhas, possuem uma marca e uma identidade universal. É por isso que vamos juntar às nossas nove ilhas uma décima, com a realização de um Congresso da Sociedade para diáspora”, afirmou José Manuel Bolieiro, na sexta edição do Congresso da Sociedade, dedicada à ilha de Santa Maria.

O líder social-democrata justificou a organização de uma sessão do Congresso da Sociedade dedicado à diáspora com o facto de “ser inspirador pensar os Açores não apenas enquanto território, mas também a açorianidade enquanto alma e dedicação”.

“Vamos assim acrescentar ao nosso Congresso da Sociedade uma décima ilha, a da diáspora, com representantes das comunidades açorianas radicadas em diferentes partes do mundo”, disse.

José Manuel Bolieiro salientou que um dos grandes objetivos do Congresso da Sociedade é “reconhecer o pensamento crítico que é produzido por quem ama a sua terra”, com vista a “criar um projeto político de compromisso com cada uma das ilhas”.

“No PSD, temos por missão os Açores, mas sempre com um compromisso com cada uma das ilhas. Nenhuma ilha pode ficar para trás”, sublinhou.

No encerramento da sessão, o líder social-democrata destacou a “elevada qualidade” das intervenções dos oradores convidados, dado que demonstraram ter um “pensamento crítico e livre”.

“A ilha de Santa Maria ficou bem servida com o contributo dos oradores desta sexta edição do Congresso da Sociedade, que fizeram um exercício empenhado de cidadania”, considerou.

José Manuel Bolieiro agradeceu também as “boas reflexões” deixadas por vários participantes através de comentários escritos nas redes sociais, que servirão para elaborar uma “agenda de governação alternativa para a próxima década nos Açores”.

Esta edição do Congresso da Sociedade teve como oradores António Luís Teixeira, gestor de empresas e um dos fundadores da Associação de Marienses e Amigos de Santa Maria, Jorge Braga Ferreira, economista e analista financeiro, Cristina Moreira, educadora social e responsável pelo projeto Grupo Sénior de Santa Maria, e Cátia Pinheiro, psicóloga e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Porto.

À semelhança das edições anteriores, a sessão relativa à ilha de Santa Maria foi transmitida em simultâneo nas páginas do PSD/Açores e do Congresso da Sociedade no Facebook.

O Congresso da Sociedade, coordenado por Sofia Ribeiro, é uma iniciativa criada para ouvir e valorizar o contributo individual dos açorianos para o futuro coletivo da Região.

O evento, com sessões relativas a todas as ilhas do arquipélago, tem vindo a ser realizado em formato digital, por videoconferência, na sequência das restrições resultantes da pandemia da COVID-19.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO