Bote Baleeiro resgatado ao espólio Reis & Martins, Lda

0
15

Foi resgatado no passado dia 25 de Fevereiro, mais um bote baleeiro, por parte do OMA – Observatório do Mar dos Açores partir do espólio situado nos armazéns da antiga armação baleeira Reis &Martins.

Esta actividade decorreu da parceria estabelecida em 2008 entre o OMA e a Reis & Martins, Lda., da qual já resultou a inventariação e conservação de todo o material exposto na Fábrica na Baleia de Porto Pim, conforme o Tribuna das Ilhas já teve oportunidade de noticiar.

Desta vez, o objectivo era resgatar um dos antigos botes baleeiros que permanecem nos Armazéns da Rua Nova desde a última "arreada" à baleia, há mais de 30 anos.

De acordo com informação disponibilizada no sítio da Internet do OMA, apesar de os botes baleeiros serem considerados embarcações leves, a operação de resgate acabou por tornar-se bastante complexa.

“Inicialmente, os participantes tiveram que levantar a embarcação e fazê-la deslizar por um conjunto de vigas e rolos de madeira, até alcançar a rampa do armazém, a partir da qual o bote foi elevado até à Rua Nova, em pleno bairro das Angústias. Uma manobra exigente que só foi possível graças à participação dos 10 voluntários que, durante 4 horas, trabalharam de forma incessante na execução da manobra” – relatam os responsáveis.

Neste momento o Núcleo de Museologia do OMA está a investigar sobre as possíveis origens desta embarcação, mas até à data não foram apurados resultados conclusivos.
Após o seu resgate, o bote baleeiro está a ser alvo de uma intervenção de restauro, a cargo do mestre Victor Mota, tendo em vista a sua exibição ao público num futuro próximo.  

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO