C(H)ORTA – AJIFA apresenta programa da 3.ª edição do festival de curtas-metragens

0
64
TI

TI

A 3.ª edição do Festival de Curtas do Faial – C(H)ORTA, realiza-se nos próximos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro, no Teatro Faialense, tendo como grande novidade a exibição de dois filmes na Escola Secundária Manuel de Arriaga.
Das mais de 50 curtas-metragens recebidas, a Comissão de Seleção escolheu 19 filmes para irem a concurso, entre os quais seis são faialenses.

A Associação de Jovens da Ilha do Faial (AJIFA), apresentou, na passada segunda-feira, no Teatro Faialense, o programa oficial da 3.ª edição do Festival de Curtas do Faial – C(H)ORTA, que este ano decorre entre os dias 24 e 27 de outubro, no Teatro Faialense.
O programa tem início com uma sessão especial do C(H)ORTA na Escola Secundária Manuel de Arriaga que consiste na exibição de dois filmes, que este ano se apresenta como a novidade.
O primeiro filme “Atlântico Norte”, da autoria de Bernardo Nascimento, conta a história de um controlador de voo da ilha do Corvo, enquanto que o segundo filme “Surpresa”, de Paulo Patrício, relata uma conversa entre uma mãe e a sua filha de quatro anos que tem cancro.
O principal objetivo de levar esta sessão especial à escola “é espicaçar os jovens a fazerem trabalhos nesta área do cinema” a fim de que “os jovens preparem os seus trabalhos, não para esta edição, mas para numa futura edição, concorrerem ao C(H)ORTA”, afirmou Carlos Viveiros, presidente da AJIFA, na apresentação do evento.
À semelhança dos outros anos haverá uma sessão especial, no dia 25 de outubro, no Teatro Faialense, para a exibição de um filme com o objetivo de dar a conhecer o trabalho dos jovens cineastas que começam a ser reconhecidos.
O filme a exibir é “O Pecado de quem nos ama”, de Vasco de Oliveira, que já conquistou dois prémios no festival de Nice, seguido de uma conversa com a diretora de arte do mesmo, Inês Lebreaud.
No mesmo dia e em parceria com a Direção Regional dos Assuntos do Mar, serão ainda exibidos os filmes vencedores do “Entre Mares 2018”, na secção de vídeo, “Mero – O Senhor dos Açores”, de Gui Costa, e “Volta aos Açores contra as dependências”, de João Silva.
Segue-se no dia 26, a exibição das 19 curtas apuradas, entre as 50 recebidas, pela Comissão de Seleção, constituída por elementos do Cineclube do Faial e da AJIFA, entre as quais seis são faialenses e alguns vencedores do concurso “Veja mais Filmes”.
Para o presidente da associação de jovens esta “avalanche de curtas” é “bom sinal e quer dizer que o festival está a chegar aos jovens realizadores”, demonstrando-se satisfeito pelo facto de que “este ano temos mais curtas faialenses” o que constituía “um dos nossos objetivos”.
Das 19 curtas escolhidas para concurso, três são animação, seis são documentários e 10 são ficção.
No último dia do festival de curtas, será realizada a cerimónia de entrega de prémios que se dividem em cinco categorias: Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Filme e Melhor Faialenses. Adicionalmente, haverá ainda o Prémio Público, escolhido pela audiência presente.
O encerramento do festival ficará marcado com a atuação acústica da cantora e autora açoriana Sara Cruz.
Presente na apresentação do programa esteve o Diretor Regional da Juventude que realçou a importância de a AJIFA ter percebido “que a linguagem jovem é mais um instrumento para chegar ao resto da sociedade” pelo que tem vindo a realizar “um trabalho nessa linha de pensamento muito interessante, acima de tudo numa linha de deitar abaixo preconceitos, de uma geração mais inclusiva e mais ativa”.
Por sua vez, a vereadora da Câmara Municipal da Horta referiu que a AJIFA “tem vindo a mostrar o seu potencial naquilo que consideramos que é a cidadania ativa com a sua dinâmica e com os seus projetos que são dignos de registo e reconhecimento pela Autarquia”.
Ester Pereira considerou que “é através de atividades como estas que envolvem os jovens” que se consegue cativar mais facilmente outros jovens.
Para a organização da 3.ª edição do C(H)ORTA, a AJIFA conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura e da Direção Regional da Juventude, da Câmara Municipal da Horta e da Urbhorta, tendo ainda parcerias com a Direção Regional dos Assuntos do Mar, o Cineclube do Faial, o Veja mais Filmes, o Geoparque dos Açores e a Escola Secundária Manuel de Arriaga, e ainda com a Antena 1/Açores, media partner do festival.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!