Núcleo Regional dos Açores da LPCC – Projeto “Heróis do Sol Saudável” envolveu cerca de 50 crianças no Faial

0
4
DR

O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu nas ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel a campanha de Verão “Heróis do Sol Saudável”.
A iniciativa pretendeu sensibilizar as populações locais para os riscos e cuidados a ter com a exposição solar e no Faial decorreu na cidade da Horta e na freguesia da Praia do Norte, tendo envolvido cerca de meia centena de crianças.

O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) trouxe até à ilha do Faial a campanha de Verão “Heróis do Sol Saudável”.
A iniciativa que decorreu na cidade da Horta e na freguesia da Praia do Norte, envolveu cerca de 50 crianças entre os 5 e 12 anos, e contou com as parcerias da Câmara Municipal da Horta, através do projeto “Concelho Ativo e Solidário- Férias Desportivas”, ATL Casa de Infância de Infância de Santo António, ATL Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça e Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Saúde da Ilha do Faial.
Ao longo do verão através desta campanha de Verão “Heróis do Sol Saudável”, foram ainda promovidas diversas ações de sensibilização nas ilhas do Pico, Terceira e São Miguel.
A campanha visou a sensibilização das populações locais para os riscos e cuidados a ter em relação à exposição solar, através da distribuição de brochuras a todas as crianças e um kit composto por mochila, boné, caneta e pulseira que mede a intensidade de raios UV, facultados pelo Núcleo Regional dos Açores. Também foi disponibilizado protetor solar, para aplicação em todas as crianças que participaram e um momento de sensibilização para os cuidados a ter à exposição solar.
O projeto “Heróis do Sol Saudável” teve início em 2014 e está totalmente focado nas crianças que frequentam o 1.º ciclo. Esta iniciativa pretende mostrar que o sol em excesso é perigoso, ensinando a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa. Todos os anos, tem conseguido atingir os objetivos a que se propôs, sendo, por isso, considerado o maior projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável realizado em Portugal.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO