Canárias – Governo Regional presente no IV Congresso Mundial ITLA – Territórios de Terraços e Socalcos

0
11
DR/GACs

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, participa terça-feira, 19 de março, em La Gomera, nas Canárias, no IV Congresso Mundial ITLA – Territórios de Terraços e Socalcos, que se centra nas especificidades dos arquipélagos da Macaronésia: Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde.

O congresso é dedicado ao tema da construção da paisagem, à forma de a tornar habitável, bem como à sua integração nas condições de vida das populações.

Este encontro internacional, promovido pelo ITLA – International Terraced Landscapes Alliance, foca-se, essencialmente, nas paisagens em socalcos – expressão da cultura material e imaterial dos povos que as habitam – e como, ao longo da história, esse conhecimento foi transmitido de geração em geração.

Com a participação do Governo dos Açores neste evento pretende-se destacar a importância da paisagem na identidade do arquipélago e a estratégia levada a cabo ao longo dos últimos anos, que assume e reconhece a necessidade da existência de uma gestão vincada na política da paisagem.

A representação dos Açores em encontros como este reveste-se da maior importância por permitir uma reflexão global e partilhada entre arquipélagos com caraterísticas semelhantes, criando sinergias a partir das áreas concretas de trabalho do congresso.

Durante o encontro pretende-se definir as melhores formas de recuperar terras agrícolas abandonadas dentro dos quadros regulamentares a nível europeu, envolver setores produtivos e desenvolver sinergias entre os setores público e privado para a gestão das áreas marginais em abandono.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO