A Câmara Municipal da Horta lançou ontem o concurso público para a empreitada de demolição do Parque de Estacionamento da Rua de São João, na freguesia da Matriz.
Recorde-se que a 14 de março de 2023, Carlos Ferreira anunciou a decisão do Município, de avançar para a demolição do Parque de Estacionamento da Rua de São João, tendo também informado que a autarquia iria analisar junto da entidade de gestão dos fundos comunitários a melhor opção para o futuro e o respetivo financiamento. A 31 de janeiro deste ano, foi lançado o concurso público para a elaboração do projeto de execução referente à demolição que agora se encontra em concurso.
A decisão foi tomada com base no Relatório n.o 296/2022, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), referente aos ensaios de determinação da perda de rigidez do betão das lajes e das propostas de orçamento que se seguiram, implicando a demolição e reconstrução do piso 1 e reforço do piso 2, ou demolição de ambas as lajes, sendo esta última opção assumida pelo Presidente da Câmara.
A empreitada de demolição do Parque de Estacionamento da Rua de São João tem um caderno de encargos fixado com o preço base de 300 mil euros, acrescido de IVA, e tem o prazo de execução da obra estabelecido em 120 dias.
Tal como avançado a 19 de abril, “após a sua demolição, o antigo Parque de Estacionamento da Rua de São João dará lugar a um novo empreendimento habitacional, para agregados familiares da nossa ilha, em regime de arrendamento, para ajudar a suprir as enormes lacunas que temos nesta área”, reiterou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, cujo projeto prevê a construção de 16 habitações e 37 lugares de estacionamento no antigo Parque de Estacionamento da Rua de São João, a que acresce a pavimentação por meios próprios de mais 50 lugares na parte traseira do espaço, num total de 87 lugares de estacionamento.














