Câmara Municipal continua a apoiar o Clube Naval da Horta

0
19

Foi assinado segunda-feira mais um Protocolo de Cooperação Desportiva entre a Câmara Municipal da Horta (CMH) e o Clube Naval da Horta (CNH).

Este protocolo vem sendo habitual ao longo dos últimos anos, visando sobretudo comparticipar as atividades previstas pelo clube, nomeadamente, a realização do Encontro Internacional de Vela Ligeira, a organização da Regata Atlantis Cup, a organização da Regata Internacional de Botes Baleiros, a receção e co-organização de Regatas Internacionais, o programa Nautiférias e o Festival Náutico da Semana do Mar.
Ambas as partes, CMH e CNH, mostraram-se satisfeitas com as parcerias feitas até à data entre estas duas entidades. José Decq Mota, presidente do CNH, deu especial enfoque ao entendimento entre ambos e do esforço conjunto que efetuam no sentido de invocar sempre a importância da temática do Mar e de manter a parte náutica sempre viva, revelando que é uma “parceria que está sempre a evoluir dando ao Faial a exposição de que precisa, tanto a nível nacional como internacional”. Nesse sentido Decp Mota revelou que em setembro o CNH trará à ilha um estágio internacional para velejadores de alta competição, que contará com a presença de cinco atletas, inclusive com a participação do “menino de ouro” do CNH, Rui Silveira. O presidente concluiu que este tipo de projeto só é concretizável com a parceria da CMH.

Para José Leonardo Silva este protocolo, no valor de 33.050.00€, visa “promover o Faial, a sua Baía e o Clube Naval da Horta” sendo que na opinião do presidente “a Horta tem grande aptidão para ser o centro da vela a nível nacional e claramente a nível regional”. Nesse sentido José Leonardo Silva afirmou que “todas as instituições têm a obrigação de potenciar este tipo de parcerias” que impulsionam o desporto náutico no Faial.

O edil lembrou ainda que o velejador do CNH, Rui Silveira, tem feito um ótimo trabalho dando ao Faial “amplitude a nível internacional”.

Assunto de destaque no discurso de José Leonardo foi o Festival Náutico da Semana do Mar, que absorve grande parte deste protocolo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO