Câmara Municipal da Horta – Concluídos investimentos nas escolas dos Cedros e Castelo Branco

0
89
DR/CMH

DR/CMH

A Câmara Municipal da Horta (CMH), deu por concluídas as intervenções nas escolas das freguesias dos Cedros e de Castelo Branco. Em conclusão encontra-se ainda a construção do alpendre na antiga escola da Volta.
A empreitada no valor de 100mil euros englobou a construção de um alpendre e a instalação de um parque infantil na escola dos Cedros e de Castelo Branco.

A CMH anunciou no início desta semana a conclusão das intervenções nas escolas dos Cedros e de Castelo Branco.
Tratou-se de uma empreitada de cerca de 100 mil euros e que englobou a construção de um alpendre na escola dos Cedros e a instalação de um parque infantil neste mesmo estabelecimento de ensino, bem como na escola de Castelo Branco.
Segundo a autarquia, “em curso está ainda a construção do alpendre na antiga escola da Volta, onde funciona o ATL Arco-Íris”.
De acordo com o presidente da autarquia faialense, José Leonardo Silva, as intervenções ocorreram no período de interrupção letiva, para que não perturbasse o normal funcionamento das aulas, e “vem dar resposta à programação realizada pela autarquia, em articula-ção com as escolas e com as freguesias de Conceição, Cedros e Castelo Branco, iniciada há cerca de um ano”, no âmbito do projeto “Presentes no Concelho”.
José Leonardo Silva, salientou que a autarquia tem “feito um esforço para dar resposta às necessidades de melhoria das infraestruturas da rede pública escolar do 1.º ciclo do ensino básico”, no sentido de assegurar “as melhores condições de ensino-aprendizagem e um ensino de qualidade”, frisou.
O autarca adiantou ainda que os parques infantis incluídos na empreitada têm uma extensão total de cerca de 392m2 e “foram intervencionados de acordo com a regulamentação existente, permitindo reforçar a rede de parques infantis do concelho, entretanto concluída pela autarquia”.
“As intervenções fazem parte do nosso Plano e Orçamento e como cumpridores cá estamos a cimentar esse compromisso”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “a autarquia mantém nestas empreitadas o princípio de lançar pequenas obras que ajudem a dinamizar a nossa economia local”.
Em arranque do ano letivo o autarca, avançou também que o Município pretende ainda, em 2019, “reforçar o apoio que presta às famílias do seu concelho”, através da fixação da taxa mínima legal de IMI, da redução para as famílias que tenham 1, 2, 3 ou mais dependentes e um aumento da redução da participação variável no IRS no concelho”.
“Esta Câmara é a Câmara que mais apoia as famílias do seu concelho”, destacou José Leonardo Silva, defendendo que estas medidas só são possíveis, “neste mandato, graças à gestão municipal estratégica que esta Câmara tem vindo a realizar”.
O presidente do executivo camarário considerou que “apesar do esforço financeiro que a medida representa para os cofres do município, é uma medida de efetivo apoio às famílias que lhes permite um alívio da carga fiscal, sobretudo àquelas que estão a passar por maiores dificuldades”, disse.
José Leonardo anunciou também que já no próximo mês de outubro, o Município irá atribuir a Bolsa de Mérito Municipal que, segundo o responsável, “pretende promover uma educação para o sucesso e destacar os faialenses que estudam e que se esforçam para conseguirem alcançar os seus objetivos escolares”, para além de “contribuir para o reconhecimento público de todos os agentes de ensino e das escolas do concelho”, sustentou.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!