Campanha recolha de resíduos “Amamentar é sustentável” de 22 a 26 de novembro no Faial

0
89

De 20 a 28 de novembro, na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Associação SOS Amamentação promoverá em todo o país uma campanha de recolha de produtos em segunda mão relacionados à amamentação.

A SOS Amamentação tem como principal objetivo promover e apoiar o aleitamento materno e é constituída por profissionais de saúde e mães voluntárias com formação específica em Aleitamento Materno. A associação defende que a amamentação é um “ato natural e ecológico”, no qual se evita o desperdício de recursos naturais. No entanto, em algumas situações, como problemas de mama, questões de conforto, de saúde ou regresso ao trabalho, poderá ser necessário o uso de material auxiliar para a amamentação.

Segundo nota de empresa remetida por esta associação, com a reutilização destes materiais pretende-se evitar a “geração de resíduos” e “colmatar carências sociais, sendo que o material recolhido será usado na prática de atendimento pelas voluntárias da associação, entregue a famílias com dificuldades financeiras e a associações que as ajudam.”

Nos Açores, esta recolha terá lugar no Faial, Terceira e São Miguel. No Faial, o ponto de recolha será na Unidade de Saúde da Ilha do Faial, na sala de espera da Saúde Infantil, das 8h30 às 16h00, de 22 a 26 de novembro.

Os produtos que poderá levar ao ponto de recolha são: esterilizadores elétricos, esterilizadores a vapor para micro-ondas, livros tema de amamentação, almofadas e aventais de amamentação, soutiens de amamentação e almofadas térmicas.

Por razões de risco de contaminação, alguns materiais terão de ter a condição de não usados. Entre estes incluem-se bombas extratoras de leite materno, sacos plástico e recipientes próprios para a conservação do leite materno, discos absorventes, discos de hidrogel, discos de termogel, sondas n.º 2 com canal 5 ou 6, sistema de nutrição suplementar na mama, coletor de leite, conchas coletoras de leite, copo para aleitamento de bebé, protetores de seios/mamilos em silicone/borracha, conchas de prata para a mama, bisnaga de lanolina, produtos para aplicação tópica na mama, produtos que fazem sucção para puxar para fora mamilos invertidos ou planos, e sacos de esterilização para micro-ondas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO