Cancelada a edição de 2021 da Semana Cultural das Velas

0
11
DR
DR

Por: Câmara Municipal das Velas

A edição de 2021 da Semana Cultural das Velas, que deveria acontecer no primeiro fim de semana de Julho, não se irá realizar pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, provocada pela COVID-19.

Esta decisão, que já havia sido tomada em reunião de Câmara, foi transmitida pelo Presidente do Município, Luís Silveira, numa reunião mantida com os Presidentes dos Municípios das Ilhas do Triângulo. Uma decisão que é transversal às principais festividades que deveriam acontecer nestas três Ilhas (São Jorge, Pico e Faial) e que, uma vez mais ficam adiadas para 2022.

Por outro lado, em relação às Festas de São Jorge, que deveriam ter lugar já este mês de Abril, estas não decorrerão no formato habitual, embora o “Dia de São Jorge”, sendo o Dia Maior do Concelho, não deixará de ser assinalado de forma simbólica.

De salientar que o adiamento das principais festividades destas três Ilhas deve-se essencialmente à incerteza da evolução epidemiológica, bem como pela necessidade de planear, atempadamente, os Festivais de Verão. Contudo, segundo Luís Silveira, o cancelamento não invalida a eventual realização de outros eventos, embora adequados e ajustados à conjuntura atual, tendo em atenção a segurança e bem-estar de todos.

Segundo o Autarca, “é preciso não banalizar, privilegiando em primeira instância a proteção, a saúde e a vida das pessoas”, reforçando o apelo à serenidade e colaboração de todos para ultrapassar este momento difícil, entendendo que “o compromisso de cada um é fundamental para o sucesso coletivo”, apelando à manutenção de comportamentos adequados à presente situação, sendo fundamental continuar a cumprir as regras de segurança decretadas pelas entidades competentes.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO