Carlos Ferreira quer valorizar os produtos locais

0
12

Carlos Ferreira, cabeça de lista do PSD pela ilha do Faial, referiu que ao nível da nossa agricultura precisamos de “inovar, procurar uma maior valorização dos nossos produtos e promover o que de melhor temos e fazemos”.

O candidato lembrou nesse contexto a proposta do PSD de “implementação de um programa de investigação e desenvolvimento para a criação de produtos com maior valor acrescentado”, designadamente ao nível dos laticínios, que permitam alcançar novos mercados.

O cabeça de lista do PSD falou aos jornalistas após reuniões com a Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, com a Associação de Agricultores da Ilha do Faial e com a Queijaria “O Morro”, onde defendeu que este programa também pode dar um contributo para “fortalecer a fileira do leite no Faial”.

Para concretizar este objetivo o candidato propôs ainda “estímulos para aumentar a produção, apoio técnico de proximidade aos produtores de leite e a criação de melhores condições para o funcionamento das explorações”, domínio onde existem ainda enormes carências no Faial, nomeadamente ao nível dos caminhos agrícolas, eletrificação e abastecimento de água.

Na criação de melhores condições para as nossas explorações agrícolas, a candidatura do PSD defende a urgente implementação do Perímetro de Ordenamento Agrário previsto para o lado norte da ilha.

Carlos Ferreira também propôs uma forte “aposta na diversificação agrícola” em domínios como a horticultura, floricultura e agricultura biológica, mas para que essa aposta tenha sucesso é preciso criar “estímulos à organização e estruturação da produção”, referindo o que para tal a Central Horto-florícola, pretendida pela Associação Agrícola, pode dar um contributo valioso, concluiu.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO