Casa dos Açores na Madeira assinala primeiro aniversário com Encontro de Poetas

0
41
DR/GACS
DR/GACS

A Casa dos Açores na Madeira promove, no dia 31 de janeiro, pelas 18h00 locais (menos uma nos Açores), o Encontro de Poetas Açores – Madeira, no âmbito das comemorações do seu primeiro aniversário.

O encontro pretende ser um espaço de debate e de partilha de experiências, de saberes e de obras, dando a conhecer alguns dos valores existentes nas duas regiões na área da poesia, e contribuindo, através deste género lírico, para o enriquecimento das relações entre os Açores e a Madeira.

A iniciativa conta com a participação dos poetas Ângela de Almeida, Daniel Gonçalves, Eleonora Marino Duarte e Henrique Levy, pelos Açores, e João Carlos Abreu e Daniela Jardim, pela Madeira.

A sessão de abertura do Encontro de Poetas Açores – Madeira será presidida por Carlos Madruga da Costa, presidente da direção da Casa dos Açores na Madeira, e terá a presença de José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, na qualidade de convidado.

A Casa dos Açores na Madeira foi fundada em dezembro de 2019, sendo a mais recente Casa dos Açores no mundo.

Esta instituição é constituída por um grupo de açorianos originários de várias ilhas dos Açores, que se uniram no sentido de criar uma entidade representativa do povo açoriano a residir na Região Autónoma da Madeira, e de dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura à população local.

A Casa dos Açores na Madeira tem ainda como desígnios, entre outros, defender os interesses dos Açores e dos açorianos e seus descendentes, e servir de elo entre as duas Regiões Autónomas.

Nesse sentido, esta instituição integra a rede de proximidade de apoio aos açorianos residentes e deslocados naquele arquipélago, criada no âmbito da pandemia COVID-19.

O Encontro de Poetas Açores – Madeira conta com o apoio da Vice-Presidência Governo dos Açores e será transmitido em direto através da página da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO