Castelo Branco assinala Dia da Freguesia com homenagens

0
24
TI/SG

TI/SG

A Freguesia de Castelo Branco homenageou a queijaria “O Morro”, a Sociedade Filarmónica Euterpe de Castelo Branco e o Clube Recreativo Fraternidade, durante a sessão 

solene do Dia da Freguesia que decorreu no Centro Cultural e Recreativo de Castelo.

A freguesia de Castelo Branco assinalou no serão da passada segunda feira, dia 10 de Julho, 503 anos de existência, data que assinala também o Dia da Freguesia.
A sessão solene realizou-se pela primeira vez no Centro Cultural e Recreativo de Castelo e contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Luís Botelho, do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, de presidentes de junta, dos deputados regionais locais, entidades, homenageados e demais convidados.
Na celebração do último Dia de Freguesia deste mandato, que termina em outubro, o Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Pimentel, virou as suas atenções para o Poder Local. Segundo o autarca o “reforço dado ao Poder Local, mas não acompanhado pelas verbas necessárias”, dá às Juntas de Freguesia “responsabilidades acrescidas.
No entender de Vítor Pimentel “o Poder Central terá que olhar para as autarquias locais com outros olhos e outra maneira de estar sobre pena de este ficar de tal maneira estrangulado e sem capacidade de ação”.
O autarca lembrou a este respeito que ao longo dos anos os presidentes de junta, “foram, são e continuarão a ser a primeira porta a quem os fregueses se dirigem na tentativa de arranjar soluções para os mais variados problemas”.
“Dar poder significa mais responsabilidade, mas a responsabilidade só pode ser assumida se esse poder vier acompanhado de financiamento”, reforçou o presidente de Junta.
Segundo Vítor Pimentel, a freguesia apesar das dificuldades, tem conseguido realizar alguns investimentos, graças ao apoio do Governo Regional e da Câmara Municipal da Horta (CMH) que tem sido uma parceira fundamental.
Quanto aos investimentos realizados com o apoio da CMH, Vítor Pimentel destacou as obras na zona balnear, que permitiram dar igualdade de acessibilidade a todos e melhores condições de utilização, tornando-a “numa das zonas mais procuradas da ilha”, a requalificação do Parque infantil, a manutenção de nadadores salvadores, as delegações de Competências, apoio técnico, entre outros.
Em matéria de investimentos o autarca realçou ainda obra do Centro Cultural e Recreativo de Castelo Branco, onde decorreu esta sessão, que veio dotar a freguesia “com uma maior capacidade de trabalho para o exercício da cidadania ativa”, nomeadamente para a filarmónica Euterpe e para o Grupo Coral de Santa Catarina, “proporcionando mais qualidade, mais cultura e maior dinâmica associativa”, salientou.
Vítor Pimentel, não esqueceu o trabalho desenvolvido na área da requalificação ambiental. Referindo à reserva envolvente do Morro de Castelo Branco, o autarca lembrou que este espaço representa mais um importante ponto turístico da freguesia, da Ilha e dos Açores, uma vez que, por ano neste local passam entre 7500 a 10000 pessoas.
Neste contexto, anunciou que a Junta de Freguesia apresentou uma candidatura ao PRORURAL +, para criação da Casa das Aves Marinhas do Açores que “será um espaço complementar concebido para contemplar toda a informação sobre as aves marinhas e em especial o cagarro”, afirmou.
Para o autarca estes investimentos tiveram sempre como “objetivo principal o bem de todos, o bem da freguesia e uma mais valia para o concelho” e representam um motivo de orgulho para a freguesia, considerou o presidente da junta.
Em final de mandato, Vítor Pimentel agradeceu a toda equipa que ao longo dos últimos quatro anos colaboraram consigo em prol do desenvolvimento da freguesia. “A estas mulheres e homens que vestem a camisa da freguesia o meu muito obrigada e bem hajam pela sua lealdade e dedicação”, afirmou.
A finalizar o autarca deixou ainda uma mensagem ao Governo Regional e Central e à CMH, para que “saibam sempre olhar para as Juntas de Freguesia com atenção e carinho que estas merecem”, concluiu.
Nesta cerimónia a Junta de Freguesia homenageou a queijaria “O Morro”, que com o seu “esforço e empenho” criaram um queijo que é “já é reconhecido muito além fronteiras”, a Filarmónica Euterpe,” já centenária que se tem destacado pela sua atividade local, incluindo a formação musical, a filarmónica e o folclore” e o Clube Recreio e Fraternidade, “pela formação de atletas e equipas que atingiram lugares cimeiros nos campeonatos de ilha, bem como na animação cultural”, com a realização de bailes, peças de teatro e danças.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!