Castelo Branco recebeu comitiva da sua homónima da Beira Baixa

0
18

A freguesia de Castelo Branco recebeu uma comitiva vinda da sua homónima na Beira Baixa, na sequência da visita de uma delegação albi-castrense àquela localidade do continente português, em maio passado. Este intercâmbio resulta do protocolo de geminação assinado entre as duas freguesias no ano passado.

O ponto alto da passagem de Castelo Branco da Beira Baixa pelo Faial foi a recriação da outorga da carta de foral a Castelo Branco, pelo rei D. Manuel, que decorreu no passado domingo, junto à igreja da freguesia.

Recorde-se que em maio a delegação faialense que rumou ao continente foi mostrar como se celebra na ilha o Espírito Santo e levou na bagagem os ingredientes necessários à confecção das sopas do Espírito Santo, prato que deu a conhecer a Castelo Branco da Beira Baixa. Desta feita, foram os albi-castrenses do continente quem fez as honras na cozinha, servindo aos faialenses um almoço composto de pratos típicos da zona.

Para os presidentes das juntas de freguesia de ambas as localidades, a componente mais importante desta geminação é o intercâmbio cultural que ela possibilita. Luís Botelho, do Faial, e Jorge Neves, da Beira Baixa, salientam a vontade, de ambos os lados, de divulgar entre as freguesias os costumes e tradições de ambas. Nesse sentido, Luís Botelho espera que em ocasiões futuras outras instituições da freguesia de Castelo Branco do Faial possam rumar à Beira Baixa. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO