CDS-PP ao lado do Governo Regional no combate à pobreza nos Açores

0
11
DR/CDS-PP
DR/CDS-PP

“É intenção do CDS e deste governo reconfigurar o combate à pobreza na região, para inverter a situação social que afeta a nossa comunidade”, declarou o deputado Rui Martins. “É necessário, por isso, a aposta que o Plano e Orçamento para 2021 refletem na inserção e na inclusão social, nomeadamente na formação profissional dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e nos apoios efetivos ao percurso escolar dos estudantes carenciados através do pagamento de propinas”.

O deputado do CDS-PP realçou o projeto “Novos Idosos” que visa permitir que os idosos que o desejem possam permanecer em sua casa ao invés de serem institucionalizados. Com uma dotação de mais de 700.000€ em 2021, com um programa transversal a todas as ilhas e multidisciplinar no âmbito operacional, Rui Martins considerou-a “uma medida inovadora no país, que afirma um novo paradigma de políticas socias orientadas para os mais vulneráveis e para quem mais precisa”.

“É de salientar também, neste Plano e Orçamento, o reforço do COMPAMID, o investimento na rede de cuidados continuados nos Açores, os apoios aos doentes deslocados, e os apoios destinados aos doentes oncológicos”, acrescentou.

“No Faial, importa nomear o investimento na adaptação de um edifício a Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial da Santa Casa da Misericórdia da Horta” afirmou o deputado, salientando “que virá colmatar uma das necessidades de reinstalação das valências de Centro de Atividades de Tempos Livres inclusivo, e especialmente o CAO e Lar residencial que se encontram em edifício pré-fabricado”.

Rui Martins observou que “a estratégia do novo Governo Regional concorre para reverter a herança deixada pelo do anterior executivo, que é uma região com a maior incidência de pobreza a nível nacional, onde o despovoamento e a solidão se aprofundaram.”

“Com este Governo, os açorianos sabem que se fala com compromisso”, concluiu o deputado.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO