CDS-PP recomenda a contratação de especialistas em Saúde Pública

0
30
DR/CDS
DR/CDS

O Deputado Rui Martins anunciou, nesta quinta-feira, que o Grupo Parlamentar do CDS-PP irá apresentar brevemente um documento no qual recomenda ao Governo Regional a contratação de médicos especialistas em Saúde Pública para a Região Autónoma dos Açores.

Esta iniciativa do CDS-PP, num espírito de esfoço conjunto para uma melhoria das respostas do Serviço Regional de Saúde, vem no seguimento daquela que tem sido a posição do CDS-PP Açores sobre a situação pandémica provocada pela COVID-19. “É fundamental acompanhar, em continuidade, os progressos científicos e desenvolver as necessárias respostas”, declarou Rui Martins, recordando que “já em abril de 2020 o CDS-PP dizia que era necessário capacitar e preparar o Sistema Regional de Saúde, assim como constituir um grupo de trabalho epidemiológico permanente”.

“Propusemos ao anterior Governo que este grupo de trabalho, no âmbito das suas competências, deveria definir as escalas de risco epidemiológicas”, afirmou o deputado do CDS-PP, “mas foi o novo Governo que implementou esta medida, criou uma escala de risco, e tornou mais clara a necessidade de adequar medidas para mitigar a propagação da doença”. Rui Martins recordou ainda que foi por iniciativa do CDS-PP que “esta Assembleia aprovou a aquisição de testes rápidos para dotar as unidades de saúde de capacidade de rastreio de surtos”.

No entender do deputado, “estas medidas são decisivas para garantir a confiança dos açorianos como condição fundamental para nos reerguermos, com a solidariedade e a determinação de todos, os nossos sectores económicos, o quotidiano das nossas ilhas e, por fim, recuperar a normalidade das nossas vidas”.

“Atendendo à necessidade de prosseguirmos em frente com confiança, é fundamental continuar o processo de vacinação, de forma firme e sem convulsões ou ruídos desnecessários”, acrescentou o deputado. “Impõe-se por isso termos uma Região unida num objetivo comum, numa etapa do processo de combate à COVID-19 em que se procura restabelecer a economia e tendo em atenção a importância do turismo no conjunto das nossas ilhas. Os nossos esforços devem concorrer para uma região pronta a responder, e a contratação de médicos especialistas em Saúde Pública será um passo fundamental nesse processo”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO