Cedros celebrou Dia da Freguesia no passado fim de semana

0
7

No passado sábado, dia 6 de dezembro, os Cedros celebrou mais um Dia da Freguesia, inserido na festa da sua padroeira, Santa Bárbara. A sessão solene evocativa decorreu no Salão Paroquial dos Cedros com a presença do presidente da Junta desta freguesia, Vítor Vargas, do presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH), José Leonardo Silva e da presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Ana Luís.

O presidente da Junta iniciou o seu discurso afirmando que a freguesia dos Cedros é ” uma das mais antigas e uma das primeiras a ser povoada, mas com poucos dados documentados sobre a sua povoação e elevação a Freguesia” e que por esse motivo irá apoiar um levantamento histórico sobre a freguesia e o seu povoamento.

Segundo Vítor Vargas, os Cedros sempre esteve ligado à agricultura, criação de gado, comércio e foi uma das pioneiras nos lacticínios e seus derivados, com diversas fábricas ao longo dos anos. Neste contexto, sublinhou a Cooperativa Agrícola de Laticínios do Faial que exerce a sua atividade nesta freguesia, sendo um dos maiores centros produtores e empregador da ilha do Faial.

“Hoje mais do que o dia da Freguesia dos Cedros, queremos lembrar especialmente todas as pessoas que nasceram, viveram e vivem na nossa freguesia bem como todos os empresários Cedrenses, que ao longo de vários anos lutam para manter as suas portas abertas e também aqueles que escolheram a nossa freguesia para investir, criando postos de trabalho, e dando vida a esta freguesia longínqua da cidade da Horta”, frisou.

Vargas lembrou também algumas das ações que pretende levar a cabo neste mandato, com destaque para um projeto para recuperar o castelo da Rocha Negra, dotando-o de um museu da freguesia para divulgação dos usos, costumes e do espólio histórico da freguesia.

O presidente da Junta de Freguesia salientou ainda “o investimento que a CMH está a concluir, de reforço e melhoramento do sistema de abastecimento de água em certas ruas da freguesia e sua pavimentação” e terminou o seu discurso assegurando que irão “assinar o protocolo de cooperação para execução da 2a fase de construção dos balneários do campo de futebol do Grupo Desportivo Cedrense”.

Após esta sessão decorreu a palestra intitulada “O papel do fisioterapeuta na Sociedade”, com o apoio da Click Saúde & Bem Estar, e o concerto da Filarmónica Lira Campesina Cedrense.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO