Plano e Orçamento da Região para 2015 – Faial vai receber 57,1 milhões de euros em investimento público

0
22

Os deputados dos Açores vão debater e aprovar na próxima semana, na sessão plenária de novembro da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), o Plano e o Orçamento do Governo Regional para o 2015.

A proposta que o Governo dos Açores tem para 2015 prevê um aumento no investimento na Região em relação a 2014. No ano passado o investimento rondou os 656,4 milhões de euros e este ano o executivo prevê um investimento de 731 milhões de euros.

No Faial o investimento para este ano também subiu ligeiramente. Em 2014 o investimento previsto para o Faial foi de 54,1 milhões e este ano o Governo estima um investimento de 57,1 milhões de euros, ou seja, mais cerca de 3 milhões de euros.

A Ilha Azul continua a ser a quarta mais contemplada, atrás de Pico, São Miguel e Terceira.

Nos investimentos que o Governo planeia para o Faial em 2015, consta a construção do novo Matadouro do Faial, com um investimento de 2,8 milhões de euros, e a reparação na EBI da Horta, com 1,4 milhões euros.

As igrejas do Carmo e São Francisco vão receber 5 mil euros e o Museu da Horta está contemplado com a quantia de 23,6 mil euros, para obras de remodelação e beneficiação da ala poente do Colégio dos Jesuítas e respetiva museografia. Ainda no que diz respeito à Cultura, 50 mil euros são destinados ao Núcleo Museológico de História dos Cabos Submarinos.

Na área da Saúde no Faial, serão investidos cerca de 367,8 milhões de euros e destinam-se à Empreitada da Construção do Novo Corpo C do Hospital da Horta, no valor de 56 mil euros, e à Empreitada de remodelação da Urgência e execução da Unidade de Cuidados Intermédios e Ampliação do Serviço de Diálise do Hospital da Horta (311,8 mil euros).

A Remodelação do edifício da creche “O Castelinho”, também contemplada neste Plano e Orçamento, representa um investimento de 250 mil euros.

Para beneficiação e pavimentação de Estradas Regionais no Faial está destinada uma verba de 30 mil euros, enquanto que o Reordenamento do Porto, Marina e Baía da Horta prevê uma verba de 4,6 milhões de euros.

A Construção do Quartel de Bombeiros está orçada em 17,1 mil euros e na Escola do Mar serão investidos 1,7 milhões de euros.

Comparando as obras previstas para este ano em relação ao ano passado pouco há a acrescentar. A requalificação urbana da Frente Mar da cidade da Horta já constava dos investimentos a realizar em 2014. A remodelação e beneficiação do Museu da Horta também já fazia parte do Plano e Orçamento em 2013, e em 2014 e volta a estar inscrita no Plano de 2015. Também a verba de 5 mil euros para a recuperação das Igrejas do Carmo e São Francisco já constava do documento apresentado no ano passado pelo Executivo Regional, bem como a concretização do Matadouro do Faial e a remodelação da creche “O Castelinho”.

As novidades em relação a 2014 vão para a recuperação da lancha Espalamaca, que recebe uma verba de 43.500 euros, a empreitada da Construção do Novo Corpo C do Hospital da Horta – 2.ª fase Centro de Saúde, bem como a empreitada de Remodelação da Unidade de Cuidados Intermédios e Ampliação do Serviço de Diálise desta unidade hospitalar.

A construção do Quartel de Bombeiros da AHBVF também aparece pela primeira vez na proposta de Plano e Orçamento.

Na área das Pescas, este Orçamento prevê o fornecimento e montagem de uma central de produção e distribuição de gelo para o Faial, há muito reivindicada.

Ainda inserido neste documento, constam verbas destinadas à selagem e requalificação de vazadouros de resíduos e requalificação de lixeiras e aterros a realizar no Faial.

A registar que, à semelhança do que já tinha acontecido em 2014, a proposta de 2015 deixa de fora investimentos que habitualmente apareciam nos documentos orientadores, sem nunca terem sido concretizados, como é o caso da segunda fase da Variante, a recuperação das Termas do Varadouro, a ampliação da pista do Aeroporto, entre outros.

 Leia a reportagem completa na edição impressa do Tribuna das Ilhas de 21 de novembro de 2014

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!