Centros de Convívio da Conceição e dos Flamengos em funcionamento no Verão

0
16

A ilha do Faial vai passar a contar, já a partir do próximo verão, com duas novas respostas sociais na área do apoio os idosos.

Trata-se do Centro de Dia da Conceição e do Centro de Noite dos Flamengos, dois equipamentos, em fase final de construção, que na tarde de ontem foram visitados pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques e pela Directora Regional da tutela, Paula Ramos.

Em declarações aos jornalistas, a Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social explicou que a visita teve como objectivo fazer um “ponto de situação” daqueles dois empreendimentos e acompanhar os investimentos que estão a ser feitos pelo Governo.

blank

Paula Costa (na foto) destacou ainda o facto do novo Centro de Convívio da Conceição constituir uma resposta que não existia naquela freguesia citadina, e, reportando-se ao Centro de Noite dos Flamengos, considerou que aquela vai ser, cada vez mais, a solução a adoptar nas nossas comunidades, face ao crescente envelhecimento da população.

No entender da responsável estes centros são “uma resposta necessária para com os idosos cuja lista de espera de acesso a estes equipamentos é grande”.

Com capacidade para 60 utentes, o Centro de Convívio da Conceição, cuja construção foi adjudicada por cerca de 255.000 euros, acrescidos de IVA à taxa legal, deverá ficar concluído já em Junho.

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial é o dono desta obra, financiada na sua quase totalidade pelo Governo dos Açores. A Câmara Municipal da Horta cedeu o terreno e financia o empreendimento em 7% do valor total da obra.

O Centro de Noite dos Flamengos representa um investimento governamental da ordem dos 322.000 euros e deverá ser inaugurado na segunda semana de Setembro, no âmbito das comemorações do Dia da Freguesia.

Este equipamento social terá capacidade para oito utentes e destina-se a acolher pessoas idosas com autonomia mas que necessitem de suporte de acompanhamento durante a noite.

O Centro de Noite dos Flamengos constitui o primeiro dos vários passos que o Centro Comunitário do Divino Espírito Santo projecta levar a cabo no sentido de dotar aquela freguesia faialense de um verdadeiro “centro intergeracional”. Para uma próxima fase, está também prevista a instalação de uma creche e de um serviço de apoio domiciliário a idosos.

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!