CIAIA apresentou quarta edição do AzoresTrailRun

0
14
blank

blank

 Organizado pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, o Azores Trail Run® é um evento desportivo de trailrunning, que decorre na ilha do Faial já este fim de semana, composto por cinco provas: FamilyTrail (10Km), Trail dos 10 Vulcões (22Km), Trail das Baías (25Km), Trail Faial Costa a Costa (48Km), Trail Ilha Azul (70Km) e, a grande novidade deste ano, a Grande Rota dos Baleeiros, com 126Km e na estreia, restrita apenas a atletas convidados. 

A quarta edição desta prova, que é o maior evento de desporto de natureza dos Açores, conta com a presença de mais de 700 atletas, representando mais de 20 nacionalidades, números na linha dos apresentados em 2016.
A edição de 2017 foi apresentada em conferência de imprensa no passado dia 18 de maio, na Sociedade Amor da Pátria, espaço que está a acolher o secretariado do evento. 
Na apresentação, o diretor de Prova, Mário Leal, destacou que o evento “vem cimentar o panorama das provas a nível nacional e internacional”, uma vez que apresenta novidades, nomeadamente duas provas: “o Trail das Baías, que percorre as baías de Porto Pim e da cidade da Horta em direção à freguesia da Ribeirinha”, cujo objetivo é “valorizar e promover a Horta como uma das mais belas baías do mundo”; e a Grande Rota dos Baleeiros, que surge para afirmar o Azores Trail Run® “no panorama das ultra distâncias”. Esta prova de 126 km percorre a ilha toda e promove o património baleeiro da ilha do Faial. “Este é o ano zero, aberta só a auto propostas e a convidados da organização e com um número limitado de participantes”, esclareceu Mário Leal.
Segundo o diretor de prova, mais uma vez este ano o Azores Trail Run® atingiu os 700 atletas, representando mais de 20 nacionalidades, incluindo atletas de topo da modalidade, inclusive um atleta vindo do Japão, uma vez que o mercado asiático se revela de grande importância no que ao desporto de natureza diz respeito.
Mário Leal destacou ainda a presença de muitos voluntários na organização da prova e o apoio das instituições locais, a Câmara Municipal e o Governo Regional.
 
Presidente da Câmara defende melhoria das acessibilidades ao Faial
Na apresentação da prova participaram o presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, e a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro.
No entender do presidente da autarquia faialense, esta é uma prova que dá “uma forte promoção aos Açores e em especial à ilha do Faial” e que vai ao encontro do esforço de promoção da ilha e da Região no nicho do turismo de natureza ativa.
Referindo-se ao sucesso da prova e ao esforço da organização em pôr de pé este evento, o autarca defendeu que “é preciso melhorar as acessibilidades à Ilha do Faial”, tendo em conta que muitos voos para chegar à Horta por ocasião da prova estão esgotados. A mais de uma semana do evento, já não era possível voar para a Horta a partir de Lisboa na sexta-feira anterior à prova, por exem-plo. 
“Se nós queremos ter mais turismo, mais economia, mais gente, temos de fazer um esforço”, lembrou José Leonardo, afirmando que “a autarquia tem tido uma posição muito clara sobre este assunto, que é melhorar as acessibilidades à ilha do Faial, para crescermos ao nível do turismo e termos sustentabilidade em relação ao futuro”, reforçou. 
 
AzoresTrailRun® é um evento âncora na promoção dos Açores
Marta Guerreiro considerou que o Azores Trail Run® “eleva o nome dos Açores ao mais alto nível, no que diz respeito a pôr em prática as intenções de fruição ativa dos nossos espaços naturais”, classificando a prova “como um evento âncora com elevado nível de promoção”, no que se refere a atividades desportivas de natureza na Região.
De acordo com a governante, “o turismo dos Açores vive, atualmente, um dos melhores momentos da sua história, assumindo uma identidade turística muito mais fortalecida e atingindo níveis de crescimento bastante superiores aos registados no passado”. No entanto, entende, este crescimento obriga a “pensar e atuar com cautela e segurança para manter os níveis de sustentabilidade ambiental e paisagística que elevam a nossa atratividade e valorizam a nossa imagem como Destino Turístico de Natureza”.
 “O Plano Estratégico de Marketing Turístico dos Açores traça um caminho claro numa atuação que se coaduna com um tipo de Turismo de Natureza Ativo, enquanto foco do setor e elemento dife-renciador num contexto cada vez mais global”, salientou a titular da pasta do Turismo.
Marta Guerreio defendeu ainda que o Azores Trail Run®, enquanto produto turístico,“tem especial impacto num destino como o dos Açores, atendendo aos sucessivos prémios de excelência como destino turístico sustentável”, uma vez que esta modalidade “permite o contacto com zonas mais recônditas”, sendo também uma “forma de conhecer o património da Região”.
“No AzoresTrailRun®, certamente, não faltarão pontos de passagem de interesse, já que decorre em pleno Parque Natural do Faial, colecionador de galardões EDEN (EuropeanDestina-tionsofExcellence), tendo em 2016 arrecadado este prémio na categoria ‘Experiência na Natureza’”, referiu.
Por outro lado, refere a governante, “o sucesso desta prova está à vista”, não só pelas“notícias claramente positivas que vão chegando antes mesmo do seu início”, mas também pelo número de 700 participantes e nacionalidades, que mostra a sua“grande importância para a dinamização da economia local”.
A finalizar, Marta Guerreiro elogiou a capacidade de organização que consegue pôr de pé este evento envolvendo a população local, levando-a a acolher, “como tão bem sabemos fazer, quem nos visita”. A governante desafiou as entidades privadas relacionadas com o setor a olharem para este tipo de eventos “como um investimento de promoção dos Açores, mas também das suas atividades individuais”, sustentou. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!