Dia Mundial da Criança no Faial dedicado às profissões e à sensibilização ambiental

0
34
TI

A autarquia faialense voltou a celebrar o Dia Mundial da Criança que é assinalado todos os anos a 1 de junho.

Este ano pela primeira vez as celebrações tiveram lugar no Parque de Exposições da Quinta de São Lourenço e reuniram cerca de 1200 crianças desde o pré-escolar ao primeiro ciclo do ensino básico de todos os estabelecimentos de ensino da ilha.

Segundo o autarca, a transferência das celebrações para este espaço prendeu-se essencialmente com questões de segurança. “Este é o local ideal para a realização deste evento, uma vez que é fechado e dispõe de vários espaços que permitem levar a cabo as várias atividades ”, afirmou José Leonardo Silva.

Em declarações ao Tribuna das Ilhas, José Leonardo Silva, adiantou ainda que “este dia serve para refletirmos sobre os direitos das crianças”. A este respeito o autarca considerou que as crianças faialenses, “com exceção de um ou outro caso que tenha de ser trabalhado, têm direitos e são respeitadas”.

O programa deste ano, apostou na dinamização de atividades em torno das profissões e da sensibilização ambiental. Insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais e ambientais, dança, exposições, entre outras iniciativasfizeram as delícias das crianças.

Quanto ao tema escolhido “Mundo das Profissões” o autarca esclareceu que o objetivo é que os mais pequenos “contactem com as diversas profissões existentes”, uma vez que “eles são o futuro do Faial”.

Estas celebrações incluíram também uma vertente ambiental. Neste sentido o presidente explicou que este dia para além das “atividades lúdicas,  pretendeu-se passar várias mensagens quer ao nível das profissões, quer    ao nível da sensibilização ambiental,           do mar e do respeito pelos outros “, disse. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO