Cidade da Horta celebrou o Dia da Europa

0
32
blank

A Câmara Municipal da Horta associou-se às comemorações do Dia da Europa, numa coorganização com o Governo Regional, a Escola Básica Integrada da Horta e o Serviço de Desporto da Ilha do Faial.

Depois de hasteadas as bandeiras e inaugurado o mural alusivo ao Dia da Europa/Ano Europeu da Juventude 2022 junto à Escola Básica Integrada da Horta, a sessão solene decorreu no Auditório da Escola, onde o Presidente da Câmara Municipal da Horta lembrou que “ao celebrarmos o Dia da Europa, celebramos a paz e a unidade do continente europeu.”

A União Europeia é uma associação de países que cooperam em domínios de interesse comum, “assente numa comunidade de valores, como a dignidade humana, a liberdade, a democracia, o estado de direito, a igualdade, os direitos humanos, o pluralismo, a não discriminação, a tolerância, a justiça, e solidariedade”, frisou Carlos Ferreira.

Para o autarca faialense “a defesa dos Valores Europeus é um dever de todos nós”, e dirigindo-se aos alunos da Escola Básica Integrada António José d’Ávila, realçou os benefícios da integração europeia.

Carlos Ferreira desafiou os estudantes a aprofundarem o seu conhecimento sobre a União Europeia, a conhecer o mundo, mas também a regressar ao Faial para ajudar a construir o futuro da ilha e dos Açores.

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, que se assinala anualmente a 9 de maio, foram realizadas diversas atividades, como momentos musicais, de dança e dança inclusiva no Mercado Municipal, e ainda a “Caminhada Idosos Ativos” que culminou com um convívio intergeracional no Largo do Infante.