CMH promove mais dois Cursos de compostagem

0
10
DR

A Câmara Municipal da Horta (CMH), através da sua Divisão de Serviços Municipais e Ambiente levou a cabo, no passado fim de semana, 1 e 2 de fevereiro, mais dois cursos de compostagem.

A iniciativa, que tem por objetivo dotar os formandos de noções gerais sobre Gestão de Resíduos Urbanos, nomeadamente, sobre a compostagem, definição, vantagens, processo, materiais e condições ideais para esta atividade, bem como a aplicação do composto e a montagem do compostor em si, contou com cerca de 30 formandos e à semelhança das formações anteriores teve a duração 3 horas.

Trata-se de formações, ministradas pelo próprio município, desde 2003, que nos 27 cursos realizados até à presente data, já envolveu cerca de 300 pessoas, avançou o Gabinete de Apoio à Presidência da CMH numa nota enviada às redações.

No final de cada formação, é oferecido aos participantes um Pequeno Guia da Compostagem, um compostor e uma forqueta, que após o curso, continuam a receber apoio técnico para a manutenção do seu compostor. No decorrer deste acompanhamento por parte do município os formandos recebem também uma visita para monitorização da atividade desenvolvida.

O mesmo gabinete adianta ainda, que atualmente, 36% dos resíduos produzidos diariamente nas casas da Ilha do Faial são resíduos orgânicos.

A compostagem é um processo de tratamento/valorização de resíduos que consiste na degradação da matéria orgânica em presença de oxigénio, realizada por microrganismos sob condições controladas, permitindo obter um composto final estabilizado, rico em nutrientes, que pode ser utilizado como fertilizante ou corretivo de solos.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO