CNH – Horta recebe Meeting Internacional de Apneia Indoor em maio

0
11
DR

A secção de Apneia do CNH da Horta, vai promover nos dias 4 e 5 de maio no complexo desportivo da ESMA um Meeting Internacional de Apneia Indoor.
A prova conta com a juíza faialense Simone Martins, detentora do recorde na disciplina de Apneia Dinâmica Sem Barbatanas – Feminino: 85 metros.

Em declarações ao CNH, Simone Martins, a atleta do clube, também responsável pela organização da prova, revelou que “tem havido competições regionais ou mesmo nacionais, no Faial, com grande participação”, existindo mesmo “muitos atletas de outras nacionalidades a treinar connosco”, daí que a seção de apneia se “propôs à realização deste Meeting Internacional, para dar a todos a hipótese de participar”.

Segundo a responsável “um dos objetivos é integrar estes atletas nas competições, pondo em prática aquilo que têm vindo a treinar”, revelou. Para este evento são esperados entre 15 a 20 atletas, sendo a sua maioria do Faial, havendo também estrangeiros. “Contamos, ainda, com alguns atletas de São Miguel”, avançou Simone Martins.

A atleta explicou que “na Apneia Estática, o atleta encontra-se imóvel, na superfície da água e, com as vias aéreas submersas, tenta ficar o máximo de tempo sem respirar; o resultado é o tempo total em apneia”, enquanto que “nas disciplinas de Apneia Dinâmica Com e Sem Barbatanas, o atleta tenta percorrer debaixo de água a maior distância possível, nadando com ou sem barbatanas; o resultado é a distância percorrida em metros”.

De acordo com Simone Martins atualmente e apesar de haver vários atletas ligados à modalidade o CNH tem um grupo mais “restrito de cerca de 15 pessoas – que tem mantido treinos regulares na Piscina da ESMA”, revelou.

A competição inclui um jantar e a cerimónia de entrega de prémios.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO