Comissão de Economia aprova proposta do PSD de audição do Conselho Económico e Social dos Açores

0
9
DR

A Comissão de Economia do parlamento açoriano aprovou hoje por unanimidade a proposta do PSD de audição do presidente do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), para abordar o impacto da pandemia da COVID-19 na economia regional.

Recorde-se que, segundo a Comissão Coordenadora do CESA, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores pode vir a registar uma quebra “nunca inferior a 10-20 por cento” na sequência da pandemia.

De acordo com aquele órgão, vive-se uma situação de “desastre económico” nos Açores, cuja dimensão vai “depender das medidas de antecipação que vierem a ser tomadas”, bem como da duração do estado de emergência a nível nacional.

“É um facto que as empresas nos Açores, designadamente da área do comércio, dos alojamentos locais, dos hotéis, das agências de viagens e de todas as atividades conexas do turismo já fecharam as portas ou estão prestes a fechar”, afirmaram os membros do CESA no final de março.

Nesse sentido, e com o objetivo de analisar o impacto económico e social da pandemia da COVID-19 no arquipélago, os deputados do PSD/Açores tinham solicitado que o presidente do CESA, Gualter Furtado, fosse ouvido com caráter de urgência na Comissão de Economia, tendo a proposta sido agora aprovada de forma unânime.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO