Comissão Náutica Municipal – Apresentadas quatro regatas internacionais

0
35
JI

JI

A Comissão Náutica Municipal (CNM) apresentou na passada quinta-feira as quatro Regatas Internacionais que passarão pela marina da Horta durante os próximos meses.
O Rally Atlantic Back, a Regata Internacional ARC Europe, a Les Sables-Açores-Les Sables e o Pursuit Rally para além de promoverem a baía e a marina da Horta irão trazer à ilha cerca de 150 veleiros.

Decorreu no passado dia 10 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação das quatros regatas internacionais que irão aportar na marina da Horta no ano de 2018: o Rally Atlantic Back, a Regata Internacional ARC Europe, a Les Sables-Açores-Les Sables e o Pursuit Rally.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal da Horta afirmou que estas regatas organizadas pela CNM, constituída pelo Clube Naval da Horta, a Portos dos Açores e a Associação de Vela dos Açores, “valorizam e potenciam cada vez mais a nossa baía e o nosso porto”.
José Leonardo Silva, defendeu que a posição que a cidade da Horta tem no mundo da vela de cruzeiro e de regatas internacionais deve ser um motivo de orgulho para todos os faialenses.
José Leonardo realçou ainda a importância dos voluntários que todos os anos se juntam a esta causa, revelando que pelo segundo ano consecutivo a CNM vai manter o Prémio ao Programa de Voluntariado de Apoio às Regatas Internacionais.
Por sua vez, Fernando Nacimento, presidente da Portos dos Açores, frisou também que “estas regatas internacionais ou estes grandes eventos são uma fortíssima promoção e divulgação da marina da Horta, da ilha do Faial e dos Açores”, realçando a importância dos órgãos de comunicação social para esta divulgação.
Armando Castro salientou ainda que a CNM está encarregue da receção dos veleiros e que a Direção Regional do Turismo está encarregue de organizar para os participantes uma visita à ilha do Faial.
A primeira prova a passar pelo porto da Horta é o Rally Atlantic Back Cruising que traz ao Faial pela primeira vez este ano dez barcos. Os participantes zarparam de Guadalupe no passado dia 13 de maio e a sua chegada à Horta está prevista a partir de 28 do presente mês. A largada da Horta deverá ser até ao dia 7 de junho.
Segue-se a Regata Internacional ARC Europe, um evento já conhecido dos faialenses, que traz ao Faial 28 embarcações. A prova começou nas Bermudas na passada quarta-feira e a chegada à Horta está prevista para dia 28 de maio e a largada para dia 2 de junho.
O Pursuit Rally, organizado pelo Peter Café Sport e pelo Ocean Cruising Clube, com o propósito de assinalar os 100 anos do Peter Café Sport conta já com 52 veleiros inscritos e que chegará ao Porto da Horta a 18 de junho. Nesta prova os participantes partem dos seus respetivos portos nas datas que lhes parecerem adequadas para chegarem ao Faial na data prevista.
A prova Les Sables-Açores-Les Sables, também já habitual, já bateu o recorde de inscrições para este ano com 62 embarcações. A regata sai do porto francês a 22 de julho e tem prevista chegada ao Faial no dia 28 de julho e com partida de regresso a Les Sables a 7 de agosto.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO