Concurso Município do Ano Portugal 2018 – Horta é uma das cidades finalistas

0
9
DR

O Município da Horta é um dos finalistas do concurso “Municípios do Ano, Portugal 2018” promovido pela Universidade do Minho que visa reconhecer o trabalho e as boas práticas dos municípios portugueses.
A cidade da Horta é ainda candidata ao prémio de distinção regional na categoria Município do Ano Regiões Autónomas 2018.

A cidade da Horta apresentou a sua candidatura ao concurso “Municípios do Ano, Portugal 2018” assente no projeto de cariz ambiental “Ecoquiosque da Semana do Mar”, que estabeleceu a utilização de eco copos em vez de 150 mil copos descartáveis durante este evento.
Para José Leonardo Silva, presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH), “esta nomeação reflete todo o esforço que tem sido desenvolvido pelo Município na área ambiental. É para nós extremamente importante apostar em políticas de promoção do concelho sustentáveis”, lê-se numa nota de imprensa do Gabinete de Comunicação.
Este concurso é promovido pela Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, e visa “reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade, colocar na agenda a temática do desenvolvimento integrado dos territórios, focada no papel e ação dos municípios e dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país”, lê-se na plataforma online.
Para participar os 35 municípios a concurso tiveram de apresentar um projeto de “uma iniciativa (evento, produto, serviço, programa, infraestrutura, equipamento, ação de sensibilização) que tenha produzido um impacto positivo significativo ao nível do território e/ou da economia e/ou da sociedade, e que tenha sido implementado após 1 de janeiro de 2016”.
Após a apresentação das candidaturas cabe agora ao júri avaliar e encontrar os nove municípios a atribuir distinções regionais e o prémio Município do Ano 2018.
O Município da Horta concorre na categoria Município do Ano Regiões Autónomas 2018 contra a Madalena do Pico, a Ribeira Grande, em São Miguel, e a Vila da Praia da Vitória, na Terceira.

 

Horta volta a apresentar candidatura ao programa “Município Amigo do Desporto”

O Município da Horta voltou a apresentar candidatura a Município Amigo do Desporto 2019, galardão que detém desde 2017.
O Programa “Município Amigo do Desporto” constitui um grupo de boas práticas e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.
Combater o sedentarismo, considerado já a doença do milénio, através da promoção da prática física e apoiando o associativismo desportivo, é fundamental para o Município da Horta, que tem vindo a dinamizar múltiplas iniciativas e projetos neste âmbito.
Assim, as políticas e práticas de promoção desportiva do Município têm sido, “alvo de uma exaustiva análise, tendo por base diferentes critérios, nomeadamente a organização e o planeamento desportivo, as instalações e organizações existentes, os eventos e programas dinamizados, as preocupações no concerne à sustentabilidade ecológica, as parcerias estabelecidas, bem como o cumprimento da legislação e implementação de estratégias de marketing e comunicação”, refere a nota remetida às redações pela CMH.
A entrega dos galardões decorrerá no próximo dia 29 de novembro. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO