Concurso para obra do Lote 32 do NONAGON deverá ser lançado em dezembro

0
10
DR

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou hoje, na Lagoa, que o Governo dos Açores pretende lançar o concurso para a obra do novo edifício do Parque de Ciência e Tecnologia da ilha de São Miguel – NONAGON “ainda durante o mês de dezembro”.

Gui Menezes falava à margem da sessão de apresentação do projeto do Lote 32, o novo complexo do NONAGON, que contou com a presença do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila.

O novo edifício prevê espaços para empresas e empresas embrionárias, uma sala de reuniões, um espaço de co-work, um fablab e um open space destinado a uma sala de convívio para todo o complexo.

A construção do Lote 32 representa um investimento de 7,5 milhões de euros e será financiada em 85% pelo PO Açores 2020, através do Eixo Prioritário 1.

Gui Menezes salientou que os parques de Ciência e Tecnologia “são espaços adequados ao trabalho em rede e estão de acordo com as práticas atuais das novas empresas, a maior parte delas ligadas às novas tecnologias”.

Nestes parques, “o todo é mais do que as partes”, disse o Secretário Regional, destacando a sua importância como “promotores do empreendedorismo” na Região porque “criam um ecossistema propício à inovação e que favorece as sinergias entre as empresas, por estarem mais juntas e poderem criar condições para desenvolverem novos negócios”.

Segundo o Secretário Regional, a aposta do Governo dos Açores na construção e criação deste tipo de infraestruturas “é uma aposta ganha”, na medida em que “se verifica a necessidade de aumentar o NONAGON”.

Segundo Gui Menezes, existem 26 empresas sediadas no NONAGON, “mais cinco a serem incubadas”, que representaram um volume de negócios de 7,5 milhões de euros em 2018, dos quais 38% dizem respeito a produtos e serviços que são exportados para a Europa e EUA.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO