Saúde Escolar reflete aposta no futuro dos jovens dos Açores, afirma Teresa Machado Luciano

0
4
DR

A Secretária Regional da Saúde destacou hoje, em Vila Franca do Campo, o alargamento da saúde escolar ao ensino profissional, salientando que se trata de uma medida pioneira no país e que reflete a aposta do Governo dos Açores “no futuro coletivo e no futuro dos jovens da Região”.

Teresa Machado Luciano falava na assinatura de protocolos com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e as 12 escolas profissionais desta ilha, cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

A assinatura destes protocolos encerrou o ciclo de alargamento da Saúde Escolar a toda a comunidade educativa das nove ilhas dos Açores, estimada em cerca de 40 mil cidadãos.

Nesta cerimónia, foram também assinados protocolos entre a Secretaria Regional da Saúde, as Câmaras Municipais da ilha de São Miguel e a Unidade de Saúde de Ilha, tendo como objetivo estreitar a cooperação no âmbito da promoção da saúde.

Os municípios comprometem-se a reforçar a promoção da saúde enquanto estratégia central para a equidade, coesão social e melhoria da qualidade de vida e de saúde nos concelhos de Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Ribeira Grande, Nordeste, Lagoa e Povoação.

Graças à cooperação entre as partes deverão ser desenvolvidas mais atividades promotoras de estilos de vida saudável nas áreas da alimentação, saúde oral, violência em meio escolar, saúde afetivo-sexual, prevenção do consumo de substâncias psicoativas e prevenção rodoviária, entre outras, respondendo às necessidades específicas de cada concelho de forma integrada e em rede.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO