Cooperação com parceiros é premissa na ação do Governo

0
7
blank
DR

A Diretora Regional de Prevenção e Combate às Dependências afirmou, em Ponta Delgada, que “a cooperação é uma premissa na ação do Governo”, salientando a importância dos parceiros na promoção da saúde e na prevenção de comportamentos de risco.

Suzete Frias, que falava na apresentação da Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva dos Açores (APF Açores), destacou o trabalho desenvolvido pela instituição no âmbito da parceria com a Saúde Escolar, nos projetos ‘A minha Sexualidade’, com alunos do 1.º ciclo, e ‘Responsabilidade, Relações e Afetos’, que envolveu alunos do 2.º e do 3.º ciclo e do secundário.

Estas duas iniciativas, complementares aos projetos ‘Aqui Ninguém Toca’ e ‘Emoções e Afetos’, foram implementados pela Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, com o objetivo de aumentar a consciencialização, o conhecimento e o reconhecimento da multidimensionalidade da sexualidade humana.

No ano letivo de 2018/2019, as equipas de Saúde escolar realizaram 745 sessões dedicadas à saúde afetivo-sexual e reprodutiva, nas nove ilhas dos Açores, com uma média, por sessão, de 25 alunos do 1.º ciclo, de 29 alunos do 2.º ciclo e de 26 do 3.º ciclo e do ensino secundário.

A Diretora Regional salientou ainda que conta com a APF Açores para integrar a Rede Local de Intervenção, modelo escolhido para a redução de comportamentos de risco, que pretende aproveitar o potencial das organizações locais e maximizar a partilha de recursos.

A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências tem vindo a promover as Redes Locais de Intervenção, tendo já passado por 11 concelhos nas ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, Santa Maria e São Jorge.

Já foram assinadas as Cartas de Compromisso que criam as Redes Locais de Intervenção nos concelhos das Velas e da Calheta, em São Jorge, de Vila do Porto, em Santa Maria, e de Santa Cruz da Graciosa.

A iniciativa vai prosseguir nas ilhas do Pico, Faial e Flores, com o objetivo de concluir a criação destas redes locais durante este ano.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO