Crescimento da produção de meloa em Santa Maria é bom exemplo da aposta na diversificação agrícola, afirma João Ponte

0
13
DR/GACS
DR/GACS

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o crescimento registado da produção de meloa na ilha de Santa Maria nesta legislatura é um bom exemplo do resultado da aposta que tem sido feita na diversificação agrícola.

“A previsão da produção de meloa em Santa Maria em 2020 é que seja possível ultrapassar as cerca de 110 toneladas produzidas em 2019, fruto das condições atmosféricas favoráveis a esta cultura verificadas este ano”, referiu João Ponte, considerando que esta realidade é bem demonstrativa do caminho de crescimento e de sucesso que a diversificação agrícola tem feito nos Açores.

O governante, que falava à margem de uma visita à Central Hortofrutícola da Agromariensecoop, onde acompanhou a receção da meloa mariense, destacou que o crescimento das produções no setor da diversificação agrícola nos Açores é extremamente importante do ponto de vista económico, pelo contributo que dá para a redução das importações e para o reforço da exportação de alguns produtos, como é o caso da meloa.

Apesar dos constrangimentos causados pela pandemia, João Ponte salientou que tem sido possível comercializar a Meloa IGP de Santa Maria em várias ilhas da Região, fomentando o consumo interno dos produtos agrícolas açorianos, em virtude da maior aposta na comunicação e ao recurso ao transporte por via área para as ilhas dos grupos Central e Ocidental.

“No último ano, 78% da produção de meloa de Santa Maria foi comercializada na Região e 22% no continente português”, revelou João Ponte, acrescentando que, presentemente, a produção de meloa em Santa Maria ocupa uma área de 10 hectares.

João Ponte reconheceu ainda o esforço e a aposta que os produtores marienses têm vindo a fazer para aumentar a produção da tradicional meloa de Santa Maria, classificada como Indicação Geográfica Protegida (IGP), lembrando que o Governo dos Açores também tem feito o que lhe compete nesta matéria.

O governante destacou que na presente legislatura ocorreu uma reclassificação da ajuda à meloa de Santa Maria, no âmbito das alterações ao programa POSEI, o que permitiu que o valor da ajuda aos produtores aumentasse 34%.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO