Governo dos Açores reforça rede de pontos de carregamento de veículos elétricos no âmbito do projeto ‘Graciosa – Ilha Modelo’

0
18
DR/GACS
DR/GACS

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo presidiu hoje à assinatura do contrato para cedência de um ponto de carregamento junto aos Paços do Concelho de Santa Cruz da Graciosa, no âmbito do desenvolvimento de uma rede de carregamento de veículos elétricos em infraestruturas e edifícios públicos nos Açores.

Marta Guerreiro adiantou que, neste âmbito, será instalado um segundo ponto de carregamento na Delegação da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas.

Para além da implementação desta rede em edifícios públicos, a titular da pasta da Energia sublinhou que a Rede Pública de Pontos de Carregamento de Veículos Elétricos dos Açores já se encontra concluída, com 26 localizações, abrangendo todos os concelhos do arquipélago, incluindo Santa Cruz da Graciosa, que ficará dotada de três pontos de carregamento.

Marta Guerreiro, que falava no final de uma reunião com o Presidente da Câmara Municipal, no âmbito do projeto ‘Graciosa – Ilha Modelo’, salientou que o contrato assinado hoje é mais uma das medidas previstas na implementação de um projeto que “pretende fazer desta ilha um modelo de soluções inovadoras de mobilidade elétrica, assente na utilização sustentável dos recursos naturais”.

“Pretende-se que seja um projeto de ilha modelo robusto”, referiu a Secretária Regional, acrescentando que, para além da implementação de uma plataforma de gestão partilhada de frota de viaturas elétricas da administração pública na Graciosa, o projeto envolve a criação de incentivos para a aquisição de veículos elétricos, incluindo a frota de veículos pesados de transporte coletivo de passageiros, a frota de veículos ligeiros de passageiros de aluguer (táxis), a frota de veículos de empresas de rent-a-car e um sistema de bicicletas elétricas partilhadas.

Relativamente a este sistema, a governante adiantou que se prevê a celebração de um protocolo com o Município, para que este “fique como entidade gestora de um sistema de bicicletas partilhadas a ser implementado pela Direção Regional da Energia até ao final deste ano”.

Marta Guerreiro afirmou ainda que o Governo dos Açores vai também apoiar a aquisição de um veículo elétrico de transporte coletivo de passageiros até ao final deste ano, fazendo jus a mais uma das medidas previstas para a ‘ilha modelo’.

Na ocasião, a governante lembrou que o Governo Regional aprovou o alargamento da abrangência dos beneficiários elegíveis para a atribuição de incentivos financeiros destinados à aquisição de veículos elétricos que operem nas áreas de transportes de táxi e de rent-a-car na ilha Graciosa.

“Neste âmbito, têm sido efetuados diversos contactos com as entidades em questão, de modo a incentivar a adesão à mobilidade elétrica”, frisou Marta Guerreiro.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO