Criação do Centro Interpretativo da Base das Lajes pode avançar

0
6
DR

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que estão reunidas as condições para a criação de um Centro Interpretativo da Base da Lajes.

“Sobejam os testemunhos orais e escritos e as provas materiais indispensáveis à criação de um Centro Interpretativo da Base das Lajes”, afirmou Avelino Meneses, adiantando esse centro terá de ser “um espaço de valorização, divulgação e reflexão sobre o património da comunidade e um ponto de partida para o conhecimento da ilha e do arquipélago”, além de poder constituir “uma mais valia” no desenvolvimento do turismo e da dinamização da economia.

Por estes motivos, acrescentou o Secretário Regional, “tudo aconselha” a constituição de uma comissão “instaladora ou de coordenação”, que pode integrar, entre outros, representantes do Governo, da Universidade dos Açores e do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Essa comissão terá como objetivo a definição de um programa, a seleção de parceiros como, por exemplo, a Força Aérea Portuguesa, considerando “a necessidade do aproveitamento, talvez de incorporação, da recolha já efetuada e da produção já feita sobre a história e as missões da Base da Lajes”, salientou.

Avelino Meneses recordou que a história da Base da Lajes “coincide muito” com a participação dos Açores na “história da aviação transatlântica que principia no termo da I Guerra Mundial”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO