Museu de Angra do Heroísmo promove ateliê de bordado sobre fotografia

0
9
DR

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, 15 de fevereiro, a realização do ateliê “As avós vêm ao Museu”, organizado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, no âmbito do programa de dinamização da exposição “CoMtradição”.

Neste ateliê, que decorre entre as 14h00 e as 17h30, são utilizadas linhas coloridas para, recorrendo a pontos simples e tradicionais, personificar reproduções de fotografias a preto em branco que documentam vivências regionais pertencentes ao Arquivo de Imagem e Som do Museu de Angra do Heroísmo.

A frequência desta atividade é gratuita, mas está limitada a oito adultos com conhecimentos básicos de técnicas de bordado.

As inscrições devem ser feitas através do telefone 295 240 800 ou do email museu.angra.agenda@azores.gov.pt.

A exposição “CoMtradição”, patente até 1 de março na Sala do Capítulo, decorre da atribuição pela Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, do prémio com o mesmo nome ao empresário terceirense João Pereira.

Este prémio surge como forma de distinguir, divulgar e promover a atuação exemplar de entidades ou artesãos que se diferenciam pela dedicação ao trabalho na área do artesanato, elevando, desta forma, as expressões da cultura regional.

Tem, portanto, o objetivo de consagrar artesãos ou entidades com carreira consolidada e historicamente relevante, cujo trabalho contribuiu e continua a contribuir para afirmar a identidade das Artes e Ofícios dos Açores.

João Pereira não só contribuiu, ao longo de várias décadas, para a dinamização da economia da ilha Terceira, empregando dezenas de bordadeiras, como também preservou a tradição do bordado a branco nesta ilha.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO