Crise preocupa Associação de Pais da ESMA

0
31

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Manuel de Arriaga vai promover um conjunto de palestras sobre economia, orientadas por Camilo Lourenço, nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro.

De acordo com Fátima Pinto, presidente da associação de pais da ESMA,  estas iniciativas são importantes “na formação dos nossos jovens e dos pais no sentido  de lhes incutirem noções de poupança, economia e gestão de recursos individuais e coletivos”.

A presidente da associação de pais da ESMA é apologista da ideia “do mealheiro”, realçando que “temos que criar hábitos de poupança. Os jovens têm que ter a ideia do valor do dinheiro”. Neste sentido “a vinda de Camilo Lourenço poderá dar algumas ideias de como poupar e como viver, conviver e ultrapassar a crise”, disse.

Uma das preocupações de Fátima Pinto é o consumismo, e a moda das grandes marcas. “Existem outras alternativas viáveis e mais baratas”, salientou. Fátima Pinto aconselha a poupar aos poucos e salienta que não é por ficarmos deprimidos que vamos ultrapassar a crise. “Há que tentar vencer alguns problemas da melhor forma possível e pensar que melhores dias virão.”

Camilo Lourenço é licenciado em Direito Económico pela Universidade de Lisboa. Passou ainda pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque e pela University of Michigan, onde fez uma especialização em jornalismo financeiro.

Iniciou a sua carreira profissional, em 1987, com um estágio na secção de economia do semanário O Jornal. Também passou por diversos jornais e rádios. Foi um dos fundadores e diretor adjunto da revista Valor. Camilo Lourenço tem sido comentador de diversos programas de rádio e de televisão.

Além disto, Camilo Lourenço é docente universitário e desde 2010 começou a fazer palestras de formação sobre Liderança, Marketing e Gestão. Em 2012 lançou Basta!, um livro onde analisa os problemas da economia portuguesa e as soluções para os ultrapassar.

 

Olhos postos na toxicodependência

Os números elevados da toxicodependência na escola são outra das preocupações da associação de pais.

Neste sentido, outra das iniciativas desta associação será promover um ciclo de palestras orientadas por Luís Patrício que se programará para o mês de Março, e que vai tentar associar técnicos locais para que se faça um programa de prevenção mais duradouro, com eventual supervisão à distância

Luís Patrício é psiquiatra, tem um percurso profissional longo associado às Taipas, em Lisboa e tem vários livros publicados sobre esta temática.

Outras preocupações da associação de pais são a preparação para a saída dos jovens para o exterior, que irão ser abordadas pela Drª Sónia Pó e a interajuda entre os alunos da escola promovendo um espírito de colaboração e companheirismo no sentido de melhorar o desempenho escolar. Esta preocupação faz parte de um projeto em desenvolvimento atualmente.




O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!