Varadouro com Bandeira Azul hasteada

0
16

A zona balnear do Varadouro viu a sua Bandeira Azul referente a 2015 ser hasteada no dia 20 de junho, por continuar a ser merecedora de distinção pela qualidade ambiental. Os critérios de atribuição da Associação Bandeira Azul da Europa prendem-se com a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, equipamentos, segurança e serviços locais.

O presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH) vê distinção como prova do esforço do município e da junta de freguesia do Capelo na manutenção de um elevado nível de qualidade das águas do Varadouro, zona balnear de eleição por natureza.

Paralelamente, José Leonardo anunciou o reforço da segurança balnear no Triângulo com a aquisição de um carrinha por parte da Associação de Municípios do Triângulo (AMT), para o programa de monotorização criado em parceria com a Capitania do Porto da Horta e com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).

Este equipamento automóvel acresce o número de meios que o programa já dispunha, e tem por objetivo, além do reforço da segurança balnear, sensibilizar para os cuidados a ter durante o verão nestes locais. A ilha do Pico conta com um veículo a circular pela ilha a tempo inteiro e as ilhas do Faial e São Jorge vão partilhar um outro durante os meses de época balnear.

Filipe Porteiro, diretor regional dos Assuntos do Mar, salientou e felicitou o incremento constante do número de Bandeiras Azuis na região, lamentando no entanto que Porto Pim e Praia do Almoxarife, esta última que perdeu a bandeira este ano, não as hasteiem em 2015.

Este ano, e motivo de orgulho para edilidade, é a bandeira de Ouro atribuída pela Quercus à praia da Fajã, conseguida por nos últimos cinco anos todas análises feitas à água daquela zona balnear da Praia do Norte terem tido sempre qualidade “excelente”.

No sábado 13 de junho a marina da Horta hasteou a sua 29ª Bandeira Azul, sendo “a marina que mais vezes renovou este prémio”. Por sua vez, foi retirada este ano à praia do Almoxarife a distinção, juntando-se assim à praia de Porto Pim no leque ex-detentoras deste símbolo de qualidade no Faial.

Este ano são 31 as praias dos Açores com Bandeira Azul, sendo a ilha Terceira a que conta mais, 12 no total. Na vertente de marinas são, no todo do arquipélago, apenas quatro.


O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO