Fonte: Carlos Augusto Furtado
O deputado independente Carlos Furtado entregou um requerimento à mesa da Assembleia Regional, requerendo uma sessão de perguntas ao Governo Regional, com resposta oral, já no plenário de abril, no sentido de o Governo esclarecer os deputados sobre um conjunto de questões que se prendem com a venda da Azores Airlines.
Furtado entende que a alienação de parte da Sata é um assunto extremamente impactante para os Açores e que por esta razão tem de passar pela ALRAA.
Para o deputado independente a centralidade do parlamento deve ser observada neste assunto e o facto de o Governo Regional não dispor de suporte parlamentar em maioria no parlamento açoriano, é razão para que decisões desta ordem de grandeza, não possam, nem devam, passar ao lado do poder legislativo e de fiscalização da atividade governativa.
No entender do parlamentar o caderno de encargos para a venda da Azores Airlines, é demasiado vago em várias matérias, mas do que é visível, tem contornos lesivos ao interesse regional, razão pela qual sente o dever de defender os superiores interesses regionais, envidando todos os esforços para que os mesmos sejam acautelados.