Deputados do PS/A na República congratulam-se com realização da Cimeira da Coesão em Portugal

0
12
DR

Os deputados do Partido Socialista dos Açores na Assembleia da República congratulam-se com a realização em Beja, já no próximo sábado, 1 de fevereiro, da reunião anual do Grupo de Amigos da Coesão da União Europeia.

Esta será a terceira vez que o grupo de países da União Europeia se reúne, depois dos encontros em Bratislava e em Praga, com o objetivo de alcançar um acordo, até ao final deste primeiro semestre de 2020, no que às negociações sobre o Orçamento da União Europeia para 2021-2027 diz respeito, reafirmando desta forma o papel central e a importância da Política de Coesão.

Visando assim reduzir as disparidades nacionais e regionais na União Europeia, os ‘Amigos da Coesão’ pretendem garantir que não haja um intervalo temporal na transição entre o atual e o futuro Quadro Comunitário de Apoio, tal como se sucedeu há sete anos. De recordar que no último encontro, em novembro do ano passado, e sob a presidência finlandesa do Conselho da União Europeia, a proposta apresentada indicava cortes em relação ao atual quadro, acabando a mesma por não reunir consenso entre os Estados participantes.

Para o deputado do PS/Açores na Assembleia da República, João Castro, e também na Região, há a destacar o intenso trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na defesa dos agricultores Açorianos, como também “ao nível do POSEI, instrumento essencial para o desenvolvimento do setor agrícola numa Região Ultraperiférica como  os Açores, em que o Governo Regional está empenhado e a trabalhar pelo reforço da dotação do programa para o período de 2021-2027”, afirmou.

No encontro irão participar os Primeiros-ministros e Ministros de Portugal, República Checa, Grécia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre, Croácia, Estónia, Hungria, Letónia, Bulgária, Malta, Roménia, Espanha e Itália, bem como os Comissários Europeus da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do Orçamento e Administração, Johannes Hahn.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO