Deputados do PSD/Açores apresentam preocupações à Embaixada dos EUA

0
45
blank

blank

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República apresentaram hoje à embaixadora em exercício dos Estados Unidos em Portugal um conjunto de preocupações sobre o arquipélago, nomeadamente acerca da Base das Lajes.
 
Berta Cabral e António Ventura foram recebidos por Herro Mustafa na sua residência oficial, em Lisboa, para falar sobre as relações bilaterais entre os EUA e Portugal, bem como acerca da presença norte-americana nos Açores.
 
Segundo Berta Cabral, os deputados social-democratas açorianos apresentaram as suas “preocupações relativamente à orientação estratégica da administração Trump para a Base das Lajes e ao processo de descontaminação dos solos e aquíferos na ilha Terceira” por parte dos norte-americanos.
 
A deputada do PSD/Açores acrescentou que o impacto da redução da presença militar dos EUA na economia da Terceira e os possíveis usos alternativos da Base das Lajes foram outras questões analisadas no encontro.
 
O papel da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) nos Açores e o impacto na economia da Região do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, mais conhecido como TTIP, estiveram igualmente em cima da mesa.
 
“As nossas preocupações foram bem acolhidas. Aguardaremos soluções tão rápidas quanto possível para as questões abordadas”, afirmou Berta Cabral.
 
Já a embaixadora em exercício dos Estados Unidos, Herro Mustafa, reconheceu que o processo de descontaminação dos solos e aquíferos na ilha Terceira não está concluído e garantiu também que os EUA estão a trabalhar com os governos de Portugal e dos Açores para encontrar soluções para os edifícios devolutos e, em particular, para os dois bairros habitacionais nas imediações da Base da Lajes.
 
Ainda sobre o relacionamento com os Açores, Herro Mustafa fez questão de sublinhar o empenhamento dos EUA em manter a atual presença militar na Base das Lajes e em contribuir para a economia da ilha Terceira e dos Açores.
 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!