Marina da Horta já recebeu mais de 1000 iates em 2017

0
30
TI

A Marina da Horta registou esta semana a entrada do iate 1000.º em 2017. Trata-se de um veleiro de bandeira polaca, com 13 metros de comprimento, 4,20 m de boca e 20 toneladas de deslocação bruta. A tripulação é composta por três tripulantes, polacos, que se encontram a fazer um périplo por várias das ilhas dos Açores. O iate “Alexandra V” foi construído em 1984, está equipado com dois mastros e tem registo em Gdynia, uma cidade portuária da Polônia, situada na região da Pomerânia, no litoral do Mar Báltico, um porto importante da grande baía de Gdansk.

A embarcação deu entrada na marina do Faial no passado dia 31 de julho, proveniente da Praia da Vitória, tendo posteriormente seguido viagem para a Marina de Velas, São Jorge.
A sua escala na Horta permitiu que o principal porto de recreio náutico dos Açores atingisse um milhar de iates registados apenas em sete dos doze meses do ano corrente.
Comparativamente ao ano passado de 2016, à altura do registo de entrada do veleiro polaco “Alexandra V”, a Marina da Horta já registava mais 51 embarcações.
De salientar que, segundo a revista náutica francesa “Voiles e Voiliers”, a Marina da Horta é o segundo porto da Europa e o quarto do mundo com maior movimento de embarcações de recreio envolvidas em grandes navegações oceânicas, sendo somente suplantada por Gibraltar (Reino Unido), Trindade (Trindade e Tobago) e Acapulco (México).
De referir ainda que o recorde de entrada de iates na Horta foi atingido em 2009, registando as 1300 embarcações, tendo nos últimos anos o número de tripulantes registados sido superior a 5000 navegadores. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO