Deputados dos PS/Açores na República sinalizam posição de Portugal sobre a PAC

0
11
DR

Os deputados do PS/Açores à Assembleia da República congratulam-se com a posição, assumida pela Ministra da Agricultura, relativamente à nova PAC: “A Ministra Maria do Céu Albuquerque defendeu, no Conselho Europeu de Agricultura e Pescas reunido em Bruxelas, um reforço do orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) e comprometeu-se a tudo fazer para que se alcance um acordo político sobre a PAC que seja vantajoso para todos os agricultores”, adiantou João Castro.

Para o deputado do PS/Açores é, também, importante “para a Região e para os agricultores Açorianos que se assegure a transição de programas, como o POSEI e o PRORURAL +, do anterior quadro para o que vai vigorar entre 2021 e 2027”. O parlamentar realça “essa decisão vai garantir apoios ao rendimento dos agricultores e a realização dos projetos de modernização das explorações dos Açores”. No Conselho Europeu de Agricultura e Pescas a Ministra reiterou a necessidade de serem antecipadamente conhecidos os critérios de avaliação.

João Castro recordou que “o Governo dos Açores já alertou para os riscos de uma redução do POSEI, e sublinhou que “apesar das dotações não terem aumentado nos últimos anos, as produções agrícolas nos Açores têm crescido com os apoios da própria Região”.

O deputado do PS/Açores destacou, também, a reunião da Ministra da Agricultura com o Comissário Hogan, que se tinha comprometido com um reforço do POSEI: “Tendo em conta que o Comissário vai ficar com a pasta do comércio, foi importante alertá-lo para o agravamento das taxas aduaneiras que prejudicam as exportações de queijo São Jorge para os Estados Unidos da América”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO