Deputados social-democratas do Faial querem esclarecimentos do Governo quanto à contaminação da água na rede pública da ilha

0
7

Luís Garcia e Jorge Costa Pereira enviaram na passada semana um requerimento à Assembleia Legislativa Regional onde se mostram preocupados com os problemas “de contaminação da água para consumo público que recentemente se verificaram na ilha do Faial”.

No documento, os deputados social-democratas eleitos pelo Faial consideram que está posta em causa “a confiança no sistema e nas entidades que gerem o abastecimento”, tendo em conta os vários problemas que têm afetado a qualidade da água na ilha, nos últimos anos. Costa Pereira e Garcia criticam ainda o fato da população não ter sido devidamente alertada para os problemas que surgiam.

Os parlamentares lembram que, em 2010, “o Governo Regional criou a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos na Região (ERSARA), visando a defesa dos interesses e direitos dos cidadãos, em particular no que respeita à fiscalização e controlo da qualidade da água para consumo humano”. “O Governo Regional fez recair sobre as autarquias dos Açores grande parte do financiamento da ERSARA, o que fez repercutir nos consumidores da água esses custos. Ou seja, parte significativa da atividade da ERSARA é financiada pelos cidadãos, pelo que aquela entidade tem de ter alguma utilidade efectiva”, defendem.

 Assim, os deputados querem saber se a ERSARA “teve conhecimento dos citados casos de contaminação da água e se emitiu algum aviso ou comunicado público”.

 O PSD/Açores exige também respostas da tutela, no sentido de confirmar “a existência, na rede pública do Faial, de condutas de abastecimento de água em fibrocimento contendo amianto” e pede medidas, “por parte do Governo Regional, para restabelecer a confiança nesse sistema de abastecimento de água”.

Recorde-se que, desde o início de outubro, foram assinaladas duas situações em que a água da rede pública esteve imprópria para consumo, por presença anormal de bactérias. As situações ocorreram na Matriz e na Conceição, no início de outubro, e em Pedro Miguel, mais recentemente.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO