Dia da Freguesia da Matriz – Alice Rosa preocupada com desertificação do centro histórico

0
10

No passado dia 8 de março, data em que se celebra o nascimento do Duque D’Ávila e Bolama, a Matriz assinalou pela nona vez o seu Dia da Freguesia, numa sessão solene que decorreu na Sociedade Amor da Pátria. Desta vez, a celebração foi particularmente especial, uma vez que em 2014 a freguesia de centro urbano da Horta assinala o seu 500.º aniversário.

Na ocasião, destaque para a intervenção da presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Alice Rosa, que chamou a atenção para a desertificação do centro histórico da cidade.

No seu primeiro Dia da Freguesia na qualidade de presidente da Junta da Matriz, Alice Rosa quis lembrar homens como o Duque D’Ávila e Bolama ou Manuel de Arriaga, evocando a riqueza histórica, cultural e política da freguesia de centro urbano da cidade. “A Matriz de Ávila evoluiu; é hoje um centro cosmopolita. Orgulha-se do seu passado e tem os olhos postos no futuro”, referiu.

Alice Rosa chamou a atenção para os principais problemas da freguesia, com destaque para a desertificação do centro histórico, a degradação do património edificado e a falta de estacionamento. Em tempo de crise, a autarca prometeu dar especial atenção à componente social, através da criação de parcerias e do encaminhamento de casos para os organismos competentes.

“A ação da Junta procura apoiar a paróquia e as colectividades”, garantiu, destacando a importância dos investimentos ao abrigo do protocolo de delegação de competências do município.

A autarca anunciou na ocasião o que considera ser “o bom andamento” do processo para a reabilitação da sede do Sporting Clube da Horta e apelou à necessidade de melhorar o mercado municipal, lembrando também a importância de se criarem condições para que a Junta de Freguesia da Matriz tenha uma sede própria.

Lembrando que as juntas de freguesia “são o elo de maior proximidade aos cidadãos”, Alice destacou a “frustração” que os elencos autárquicos muitas vezes enfrentam por “não disporem de meios” suficientes para ajudar as pessoas.

A terminar, Alice Rosa quis lembrar todos os autarcas que exerceram funções na Junta de Freguesia da Matriz.

Novo regime jurídico das freguesias é “atentado ao poder local”

Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal da Horta, que considera que a atribuição de novas competências às autarquias locais sem a respectiva atribuição de meios para a sua concretização representa uma regressão “ao tempo do Portugal não democrático”.

José Leonardo Silva felicitou todos os autarcas que passaram pela Matriz, destacando a relação intrínseca da história daquela freguesia com a do município, ao lembrar, por exemplo, o papel determinante do Duque D’Ávila e Bolama na elevação da Horta de vila a cidade.

Também a presidente da Assembleia Legislativa Regional quis salientar o papel da Matriz na história da ilha e da Região, lembrando que a primeira sessão plenária da Assembleia Regional decorreu precisamente na Sociedade Amor da Pátria.

Ana Luís afirmou o seu orgulho no “empreendedorismo desta freguesia”, onde entende pulsar uma vida que importa animar. “A desertificação da nossa comunidade não pode instalar-se com o nosso consentimento”, disse.

No Dia Internacional da Mulher, a primeira presidente da Assembleia Regional do sexo feminino quis deixar também uma palavra sobre a evolução do papel da mulher na nossa sociedade.

Nesta sessão, destaque para a conferência de Avelino Meneses, antigo reitor da Universidade dos Açores, que abordou a história da Horta, discorrendo também sobre o poder local de hoje e de amanhã. Foi também lançado o opúsculo “Um Retrato da Horta em 1913”, que constitui a conferência de 2013, da responsabilidade de Jorge Costa Pereira.

A noite ficou também marcada pela entrega dos prémios do Urban Trail Run, prova de atletismo que decorreu nas ruas da freguesia, e pelo concerto do Grupo Cordis.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!