Dia da Viola da Terra 2020 incentiva a composição de música original para a Viola

0
37

A 2 de Outubro de 2020 comemora-se, pela segunda nos Açores, o “Dia da Viola da Terra” com eventos que decorrerão em algumas ilhas dos Açores, na sua maioria em formato online.

Em São Miguel a Associação de Juventude Viola da Terra tem uma programação para estas comemorações e que se estenderá de 1 a 6 de Outubro.

A grande novidade será o evento “Palco Aberto – Música Original” que contará com a participação de alguns músicos Micaelenses que têm apresentado música original sua para Viola da Terra nos seus trabalhos e apresentações. O evento decorrerá online, a 2 de Outubro, e serão apresentados alguns temas originais instrumentais mas, também, temas com voz, de músicos que começam a subir os palcos para os seus concertos incluindo a Viola da Terra em algumas das suas músicas.

Esta iniciativa da Associação de Juventude Viola da Terra é direcionada para a Ilha de São Miguel em 2020 mas tem o objectivo de se expandir a todas as Ilhas dos Açores no próximo ano. Com este evento pretende-se incentivar os músicos a se dedicarem mais à composição original para a nossa Viola da Terra criando-se assim mais repertório, e com maior diversidade, o que é fundamental para quem aprende o instrumento, por poder ter cada vez mais referências musicais, mas também para o trabalho contínuo e imperativo de se cativar novos públicos.

A programação para São Miguel contará ainda com o evento “A Viola e os Livros” com poemas/textos de Vitorino Nemésio, Virgílio Vieira, Dias de Melo e com apontamentos musicais em Viola da Terra, “A Viola Online” onde será dedicado um dia a transmitir todas as iniciativas da Associação ou colaborações ao longo deste ano, e contará ainda com acções pontuais de sensibilização em escolas, mas desta feita para pequenas turmas e cumprindo os planos de contingência de cada local.

O encerramento das comemorações do “Dia da Viola da Terra 2020” será com um concerto pelo trio Origens a 6 de Outubro.

A programação final será dada a conhecer dentro de alguns dias e conta com o apoio do Governo dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO