Dia Nacional do Canadá assinalado na Horta

0
10

 

Hoje, dia 1 de Julho, assinala-se o Dia Nacional do Canadá. Este ano, a ilha do Faial associou-se às comemorações, e logo de manhã foi hasteada a bandeira canadiana em frente à Câmara Municipal da Horta, ao som do hino nacional daquele país.

Seguidamente, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho uma Sessão Solene para assinalar a data e lembrar as estreitas ligações de amizade entre o Faial e o Canadá.

Na ocasião, Humberto Pavão, da Associação de Amizade Açores/Canadá, congratulou-se com a associação do Faial às comemorações do Dia Nacional da Canadá, destacando os laços que unem os Açores àquele país do continente americano, cimentados pela emigração. Nesse sentido, o responsável deixou uma palavra de apreço aos açorianos que vivem e trabalham no Canadá, fazendo daquele país a sua pátria adoptiva.

Também o cônsul honorário do Canadá nos Açores, Peter Stokeef, marcou presença na cerimónia, realçando a amizade entre o seu país e Portugal, na qual a Região tem um destaque especial. Stokeef salientou que cada vez mais os canadianos conhecem os Açores, lembrando que o número de turistas vindos do Canadá com destino às ilhas assiste a um crescimento.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Horta lembrou as origens da relação entre a Horta e o Canadá, no século XIX, com o apogeu dos cabos telegráficos, em que o Faial fazia a ligação das comunicações entre a Europa e o continente americano. João Castro destacou também a vaga emigratória despoletada pelo Vulcão dos Capelinhos, que levou 107 mil pessoas a sair dos Açores durante a década posterior à erupção, metade das quais para o Canadá. O edil congratulou-se com a existência de múltiplas associações no Canadá que trabalham para manter vivas as tradições açorianas entre os emigrantes.

João Castro destacou ainda a sua satisfação pelo facto de ter sido possível integrar as comemorações do Dia do Canadá no programa que assinala o 178.º aniversário da elevação da Horta a cidade, que se celebra na próxima segunda-feira, dia 4. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO