Dias 5,6 e 7 de outubro – 4.ª Edição Azores Triangle Adventure® em contagem decrescente

0
13
DR

DR

A quarta edição da Aventura no Triângulo já está em contagem decrescente.
Marcada para a primeira semana de outubro a prova vai percorrer os trilhos das ilhas do Pico, São Jorge e Faial. São três dias, três ilhas, 100kms.

Já se encontra em contagem decrescente para a prova mais marcante do Triângulo. A quarta edição do 4.ª Edição Azores Triangle Adventure® decorre na primeira semana de outubro.
Integrada no calendário nacional, esta corrida única, concilia competição com o turismo, uma vez que dá a oportunidade aos amantes do trail conhecer a correr 3 das 5 ilhas que formam o Grupo Central do Arquipélago dos Açores, nomeadamente as ilhas do Pico, São Jorge e Faial, no total de 102Km acumulados.
O Azores Triangle Aventure é um evento desportivo de trail running organizado pelo Clube Independente de Atle-tismo Ilha Azul (CIAIA) com o apoio do Governo Regional, que permite aos atletas que não pretendem fazer as três ilhas, optar por correr apenas uma das etapas. Em cada ilha haverá uma prova/etapa, realizada em semi-autonomia, com a existência de pelo menos dois postos de abastecimento que também contará como prova individual.
A primeira, etapa denominada “Da Vinha à Montanha” decorre no dia 6 de outubro, sexta-feira, com a partida de barco do Faial em direção ao Pico. Na vila da Madalena os atletas têm de percorrer a distância de 30 Kms que vai desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal, a Montanha do Pico, com 2351m de altitude.
Na segunda etapa os atletas rumam até à ilha de São Jorge. O Trail das Fajãs, também com 30kms, inicia-se no complexo vulcânico mais antigo da ilha, na freguesia de São Tomé, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa sul. O trail segue para o alto da colina para descer em direção às fajãs do norte. Aqui integra-se a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, um dos destinos turísticos mais procurados, principalmente pelos amantes do surf. A Fajã dos Cubres onde termina esta 2.ª etapa é umas das 7 maravilhas de Portugal – Aldeias na categoria Aldeias de Mar, é composta por uma área plana que resultou de movimentos de massa de vertente, depositados na base de arribas abruptas. O “Cubre” deriva da planta com o mesmo nome, em grande abundância por ali.
A terceira etapa decorre na Ilha do Faial, com a Maratona dos dez Vulcões, com uma distância 42 km. Esta prova inicia-se no Vulcão dos Capelinhos, tendo como linha de partida o Porto do Comprido, atravessa os 10 vulcões adormecidos, entrando na Levada, a maior obra de engenharia hidráulica da década de 60 nos Açores. Sobe até à Caldeira e daqui desce, por caminhos antigos, até à cidade da Horta, umas das mais belas baías do mundo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO