Diretor Regional da Educação destaca excelência do trabalho dos Professores DA de Matemática

0
411
blank
hdr

O Diretor Regional da Educação destacou, em Ponta Delgada, o trabalho desenvolvido pelos Professores Especializados em Dificuldades de Aprendizagem (Prof DA) nos Açores, nomeadamente na disciplina de Matemática.

Rodrigo Reis, que falava no evento ‘Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática’, salientou que a “excelência” do trabalho destes profissionais se materializa, entre outros aspetos, na criação de materiais pedagógicos destinados a melhorar a aprendizagem e na criação de estratégias pedagógicas adaptadas ao contexto dos alunos.

Como resultado deste trabalho diário, para além da perceção dos alunos açorianos estar a mudar radicalmente, ao ponto de cada vez mais alunos indicarem a Matemática como disciplina favorita nos primeiros anos de escolaridade, Rodrigo Reis referiu o aumento comprovado das notas mais altas e a redução das notas mais baixas nesta disciplina, que tradicionalmente apresentava índices de insucesso mais elevados.

O evento ‘Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática’, que já conta com cinco edições e reúne os ‘Prof DA’ da área de Matemática de todo o arquipélago, promove o conhecimento das melhores práticas na área do ensino desta disciplina a nível nacional e internacional, bem como procura alinhar estratégias que possam aumentar o sucesso dos alunos açorianos nesta área.

Esta edição conta com especialistas no ensino da Matemática das universidades dos Açores, do Minho e de Coimbra, e do Coordenador do Grupo de Trabalho de Matemática do Ministério da Educação.

Para além desta formação presencial anual, que reúne todos os ‘PROF DA’ dos Açores, decorrem igualmente vários eventos presenciais durante todo o ano com os vários grupos de trabalho de cada escola, para além de uma interação digital permanente entre todos os intervenientes neste projeto.